quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A SANTIDADE DO PENSAMENTO

A batalha mais árdua contra o pecado é travada no campo do pensamento. A área mais difícil a ser controlada é o pensamento. É o desejo íntimo, secreto, que denuncia a nossa mais aguda pecaminosidade. O apóstolo Paulo diz que a cobiça, alojada no recôndito (desconhecido) do coração, no escrínio (cofrezinho estofado para guardar jóias) da mente é que revela nossa terrível pecaminosidade. (Romanos 7:7) É possível uma pessoa representar uma vida pura diante dos homens e viver na mais repugnante impureza aos olhos de Deus, como sepulcros caiados, que por fora se mostram belos, mas por dentro são cheios de imundícia. (Mateus 23:27)

Deus sonda os nossos pensamentos. (Salmo 139:2) Ele diagnostica o nosso íntimo. Jesus disse que é do coração que procedem os maus desígnios. (Mateus 15:19) É das religiões abissais (1. Abismal, 2. Diz se da região mais profunda dos oceanos, abaixo de 2.000m) do nosso ser que eclodem os pecados mais hediondos.

A Bíblia diz que o pensamento impuro é tão pecaminoso quando o ato impuro. Conforme o ensino do apóstolo João, o sentimento íntimo e secreto é como o assassinato. (I João 3:15) Por isso, Deus vai julgar os segredos do coração do homem. (Romanos 2:16; I Coríntios 4:5) Aquilo que guardamos com cuidado no porão da nossa mente e no sacrário (lugar onde se guardam objetos sagrados, óstias consagradas, tabernáculo) dos nossos pensamentos será trazido a plena luz.

Devemos como filhos de Deus, atentar para as advertências solenes quanto à santidade do pensamento. Devemos levar todos os nossos pensamentos cativos à obediência de Cristo. (II Coríntios 10:5) Nosso meditar deve ser agradável na presença de Deus. (Salmo 19:14) Devemos ocupar nosso pensamento com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, amável e de boa fama. (Filipenses 4:8) Devemos buscar uma transformação profunda da nossa vida através da renovação de nossa mente. (Romanos 12:2) Nossos pensamentos regem nosso comportamento e o nosso comportamento determina os nossos pensamentos. Na verdade, somos o que pensamos. Diz a Bíblia. "assim como o homem pensa no seu coração, assim é ele." (Provérbios 23:7)

Devemos ter, portanto, uma mente pura, uma consciência pura e uma vida íntima íntegra, pois só assim viveremos sem máscaras e desfrutaremos de verdadeira paz. Só assim seremos santos, como Deus é santo. (I Pedro 1:16) Só assim veremos a Deus, porque só os puros de coração o verão. (Mateus 5:8) Devemos ter a mente de Cristo (I Coríntios 2:16) e pensar nas cousas lá do alto. (Colossenses 3:2)

Meus amados irmãos, mudemos a nossa maneira de viver. Orando em todo o tempo com orações e súplica no Senhor, pedindo a Deus nosso pai, em nome de Jesus, que Seu Espírito Santo nos ajude a mudar os nossos pensamentos.... Amém... Deus vos abençõe.

Pr. Gualter Guedes

Um comentário:

  1. oi apz do senho meu irmao eu to passando pra deicha um alo pra vc e te deseja um grande final de ano e um natal lindo e de felicidades e umprospero anos novo de grendes conquistas.


    São os votos de Marcilio Cerqueira e familia EBENEZER

    O EU TE add no msn .....

    ResponderExcluir