terça-feira, 26 de julho de 2011

JESUS NO GETSÊMANI - Mt. 26.36-46

Getsêmani --> Lagar de azeite: Jardim situado ao nascente de Jerusalém, logo ao atravessar o Cedron, no sopé do monte das Oliveiras. Lugar para onde Jesus tinha costume de se retirar, Lc. 22.39-46; Jo 18.1-11. O jardim onde ocorreu a cena da Sua agonia, Mt. 26.36

Aquele que fez a expiação pelos pecados da humanidade submeteu-se no jardim do sofrimento à vontade de Deus, contra a qual rebelado o homem em um jardim de prazeres. Cristo levou consigo a esta parte do jardim onde sofreu a sua agonia, somente aos que haviam presenciado a sua glória em sua transfiguração. Estão mais bem preparados para sofrer com Cristo os que, por fé, têm contemplado a sua glória. As palavras usadas denotam a rejeição, o assombro, a angústia e o horror mental mais completo e profundo; o estado de alguém rodeado de sofrimentos, esmagados por misérias, e quase consumidos pelo terror e pelo desânimo.

Agora começou a entristecer-se, e não deixou de estar assim até que disse: “Está consumado”. Ele orou para que se fosse possível o cálice passasse dEle. Mas também mostrou sua perfeita vontade de levar a carga de seus sofrimentos; estava disposto a submeter-se a tudo por nossa redenção e salvação. Conforme este exemplo de Cristo, devemos beber o cálice mais amargo que Deus coloque um nossas mãos; ainda que nossa natureza se oponha a isto, deverá submeter-se. Devemos nos preocupar mais em fazer com que nossas tribulações sejam santificadas, e nossos corações se satisfaçam submetidos a elas, do que conseguir que os problemas sejam eliminados.

Bom, é para nós que, nossa salvação esteja na mão daquele que não tosqueneja nem dorme. Todos somos tentados, mas devemos ter grande temor de cairmos em tentação. Para estarmos a salvo disto, devemos                                  vigiar e orar e olhando continuamente para o Senhor, para que Ele nos sustenha e estejamos a salvo.

Sem dúvida nosso Senhor tinha uma visão clara e completa dos sofrimentos que ainda teria de suportar, e mesmo assim falou com a maior calma até este momento. Cristo é a garantia responsável por dar contas por nossos pecados. Como consequência, foi feito pecado por nós e sofreu por nossos pecados, o justo pelo injusto. E a Escritura atribui os seus sofrimentos mais intensos à mão de Deus. Ele tinha pleno conhecimento do infinito mal do pecado e da imensa magnitude da culpa pela qual faria expiação, com horrendas visões da justiça e santidade divina, e do castigo merecido pelos pecados dos homens, tais que nenhuma língua pode expressar e nenhuma mente conceber. Ao mesmo tempo Cristo sofreu sendo tentado; provavelmente Satanás sugeriu horríveis pensamentos, todos tendenciosos a tirar uma conclusão sombria e espantosa: estes devem ter sido os mais difíceis de suportar por sua santidade perfeita. E se a carga do pecado imputado pesou tanto na alma daquele de quem foi dito: “Sustenta todas as coisas com a palavra de seu poder”, em que miséria devem desfalecer aqueles, cujos pecados pesam sobre suas próprias cabeças? Como escaparão aqueles que se descuidam de uma tão grande salvação?


Nenhum comentário:

Postar um comentário