domingo, 6 de junho de 2010

O BATISMO

O batismo nas águas faz parte fundamental do cristianismo autêntico e vibrante.
O batismo envolve a operação do Espírito Santo na vida de quem já foi perdoado de seus pecados. Ele leva o penitente ao Reino de Deus.
Talvez você pergunte: como é este batismo nas águas? Por aspersão ou imersão? Quando criança ou adulto?
No manual do Cristianismo – a Bíblia – descobrimos que o batismo nas águas se segue ao arrependimento de pecados. Sendo assim, o batismo de uma criança pela comunidade cristã não satisfaz às condições de fé, visto que ela não necessita do arrependimento de pecados.
Duas coisas acontecem quando uma pessoa passa pelas águas batismais: sepultamento e ressurreição. Nada melhor do que citar o apóstolo Paulo, que instruiu a Igreja sobre este assunto: “De sorte que fomos sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” Romanos 6.4.

Por esta razão recomendamos a forma mais antiga de batismo – imersão total em água, maneira pela qual experimentamos um sepultamento e uma ressurreição. Ao sepultarmos o homem velho, saímos do “túmulo”, passando daí em diante a viver para Jesus.
Há urgência no batismo do novo cristão. O ladrão crucificado ao lado de Jesus não foi batizado nas águas, mas se houvesse descido da cruz, certamente teria sido batizado. Isto porque a vida cotidiana precisa da virtude e a força só alcançáveis pelo batismo.
Gosto muito da maneira como Pedro respondeu aos que presenciaram os acontecimentos no dia de pentecostes. Ao ser inquirido de como poderiam participar da vida nova, ele esclareceu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão dos vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 2.38.

Perguntas:
- Considera o batismo importante em sua nova vida espiritual?
- Foi batizado nas águas depois do arrependimento de seus pecados?
- Se a resposta é não, qual o motivo?

Sugestões:
- Não demore a tomar uma decisão sobre o batismo.
- Tão logo seja possível, converse com seu pastor e passe pelas águas batismais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário