terça-feira, 29 de setembro de 2009

AUTOLATRIA – A INIQÜIDADE DO DIABO

1. AUTOLATRIA – Culto de si mesmo; excessiva admiração das próprias ações ou obras.

2. EGOÍSMO – Amor exagerado por si mesmo. O egoísmo é o gérmen do orgulho; este, da própria ruína. Conforme depreendemos de Ezequiel 28, foi exatamente o egoísmo que ocasionou a queda de Lúcifer. Cristo, porém, veio mostrar-nos que, através do altruísmo, podemos ganhar o mundo e a própria eternidade: “Quem perder a sua vida, por amor a mim, acha-la-á”. No Cristianismo não pode haver lugar para o egoísmo.
O egoísmo é uma doença ligada ao ego. É uma inclinação humana que se tem feito sentir em todas as coisas e que domina o palco das atividades hodiernas.
“Refere-se ao apego excessivo a si mesmo e ao que se faz em detrimento dos interesses dos outros” e nos incomoda quando a posição que ocupamos é ameaçada pelo soerguimento de alguém que procura ombrear-se conosco.
A solução para o crente que se vê diante desse problema é o desenvolvimento do espírito de compreensão e solidariedade.
O certo seria verificar se o nosso bem-estar e o nosso êxito estão construídos em detrimento de outros. Se isto está acontecendo, devemos estabelecer um limite nas nossas atividades e explorar outro setor de trabalho de maneira que não prejudique o nosso semelhante.
Talvez alguns, pelos anos de ministério que têm, esqueceram-se de que a humildade é um qualificativo daquele que conseguiu galgar as escadas do sucesso, e hoje, infelizmente, estão doentes com enfermidades ligadas ao ego, como:
a) Egocentrismo - É a tendência de fazer de si mesmo o centro da vida.
b) Egotismo - É a tendência a monopolizar a atenção para a sua própria personalidade, desprezando as opiniões alheias. Só ele está certo.
c) Egolatria – É a adoração ao próprio eu, o culto do eu. É o clímax de todas as doenças. É o caso do homem do pecado (2 Tes. 2.4).
O grande remédio para essas enfermidades é o sangue de Jesus Cristo, e estar crucificado com Ele, para que Ele viva em nós (Gl 3.19,20).

3. ORGULHO – Soberba, presunção. Teologicamente, foi o primeiro sentimento pecaminoso introduzido no Universo. Através dele, o ungido querubim exaltou-se sobremaneira, julgando-se já superior ao mesmo Deus (Ez 28). Na Igreja Católica, é o pecado que encabeça as transgressões capitais.
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” (Pv 16.18).
O orgulho pode se manifestar na vida do obreiro de várias formas, e, por ser uma condenável exaltação do ego, o qual se delicia com o pensamento do ser superior a todos os seus semelhantes”, torna-se “abominação ao Senhor”(Pv. 16.5).
As formas de orgulho são:
a) o espiritual;
b) o intelectual;
c) o material;
d) o social.
Todas essas formas de pecado têm procedência mundana, e não do Pai (1 Jo 2.16).
A soberba ou orgulho busca apenas a glorificação própria, o culto ao próprio “eu”, que emana do coração onde se fixa uma desvairada paixão egoísta de viver superior aos outros, com lazer e conforto excessivos, como ostentar melhores vestimentas, olhar altivo, vida social regalada ou “a vida de vanglória – de presunção, de desejo pelo louvor e pela deferência, pelo deleite de ser considerado importante, de exercer autoridade sobre outros, de estar em primeiro plano; todas as vaidades vazias da moda e dos costumes, dos títulos e ofícios; de uniformes posição, das pequenas imposturas esnobes nas quais coisas os homens caem... Não lhes importa que... perante Deus, nada disso tenha qualquer valor”.
Infeliz é o homem chamado por Deus, vocacionado, à causa do mestre, e que se entrega ao:
3.1 - Orgulho Espiritual - Foi por esse pecado que Lúcifer recebeu a sentença de Deus: “E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo abismo” (Is. 14.15), e “Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre” (Ez 28.19).
A sua soberba, a primeira espiritual do universo, teve início na sua “perfeição em formosura”, estava “estabelecido” e “Perfeito era nos seus caminhos desde o dia em que foi criado”, “até que se achou iniqüidade nele” (Ez 28.12-15). Foi o “eu” que o levou a confiar mais em suas virtudes do que no próprio Criador que o estabeleceu (1 Co 7.20,24), como dizia em seu coração:
- “eu” subirei ao céu (Is. 14.13);
- exaltarei o “meu” trono (Is. 14.13);
- da congregação “me” assentarei (s. 14.13);
- “subirei” acima (Is. 14.14);
- e “serei” semelhante ao Altíssimo (Is. 14.14).
Nós, como este que se tornou o “Diabo”, quando começamos a nos sentir auto-suficientes, é hora de acordar-mos e nos lembrarmos de que o terreno que estamos pisando é movediço, e poderá nos tragar.
A sua ambição não lhe levou a ocupar a posição almejada, antes caiu na profundeza do mundo subterrâneo, foi envergonhado e desonrado em sua morte. E muitos têm entrado por esse mesmo caminho.
O orgulho leva o homem a desprezar o seu próximo, e ser desprezível aos olhos deste. Ele diz, fazendo coro com o antigo e repulsivo fariseu: “Graças te dou, ó Deus, porque não sou como os demais homens...” (Lc 18.11). Só ele tem razão, e todas as suas medidas são justas, e têm de ser aplicadas, ainda, que custem a perdição eterna do seu “algoz”. Só as suas orações são ouvidas, e os seus conselhos têm de ser acatados. Mas Deus abomina esse tipo de orgulho espiritual “pelo fato de pensar ele ser bom e justo a seus próprios olhos. É o caso daquele que está vestido de trapos imundos a pensar que é o homem mais bem vestido deste mundo” (Ver Tiago 4.6).

3.2 - Orgulho Intelectual – “Ser sábio aos próprios olhos” (Rm 12.16) é a qualidade de orgulho que se manifesta em forma de arrogância perante as pessoas menos iletradas e dos oprimidos. Não foi assim com Jesus Cristo, “que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus” (Fp 2.6). Que sentimento! Antes, “aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (v.7). Aquele que estava com o Arquiteto do universo, quando este era projetado (Pv 8.22-31), Não se jactava de seus feitos na presença dos oprimidos (Mt 8.4), porque a soberba é inimiga do Evangelho. Sua confiança estava em Deus (Jo 11.41).
Quão difícil foi para Festo (At 26.28) sentir o toque do Espírito Santo em seu coração para tornar-se um cristão e ter que disfarçar o seu orgulho, por ser rei. Jamais aceitaria um Evangelho que foi dados aos “pobres de espírito”. Sua soberba lhe custou uma eternidade sem Deus... era muito sábio... E o que dizer de Naamã? (2 Rs 5.1-14). O preço da sua humilhação foi a cura da lepra do seu corpo, quiçá de seu espírito. Através da humildade e da mansidão, podemos ser “exaltados soberanamente” (Fp 2.9).
O apóstolo Paulo é o exemplo de sabedoria, e não se gloriava nela (1 Co 1.17-19), “porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens” (v. 25). Antes, gloriava-se no Senhor (v.13).
3.3 - Orgulho Material – A soberba proveniente dos bens materiais pode levar o homem a esquecer-se de Deus, à ruína e à perdição, como disse Paulo a Timóteo: “Os que querem tornar-se ricos, caem em tentação e em laço, e em muitos desejos insensatos e nocivos, os quais arrastam os homens à ruína e à perdição” (I Tm 6.9).
Mas o perigo não está em ser rico neste mundo: Abraão, Jó, Salomão e muitos outros o foram, mas em colocar o coração na riqueza (Mt 6.21; Lc 12.20).
O verdadeiro sentimento de ser rico é “possuindo tudo, como nada tendo”, “como pobres, mas enriquecendo a muitos” (2 Co 6.10), porque “na soberba trazida por bens materiais, entroniza-se o ego em vez de Deus. As coisas secundárias são exaltadas a um lugar de primeira importância, e a vida se desequilibra. Então, concentra-se naquilo que tem e não naquilo que é, aos olhos de Deus. “ A soberba material tende a levar o homem para a cobiça.”
Feliz é o crente que, tendo acumulado riquezas neste mundo, não esquece do seu dízimo integral (Ml 13.10); dos mais necessitados: “Quem pois tiver bens no mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as entranhas, como estará nele o amor de Deus?” (I Jo 3.17; At 4.34,35); das construções dos templos; das viúvas e dos órfãos; dos missionários e dos grandes projetos que edificam o reino de Deus.

4. “ANDES HUMILDEMENTE COM TEU DEUS” (Mq 6.8)
Assim como todo o pecado significa rebelião e insubordinação diante de Deus e a sua majestade, assim também a salvação denota humilhação (Tg 4.10)
4.1 - O crente deve andar humildemente! (Mq 6.8) – A salvação é um andar na presença de Deus, conforme a sua vontade, e não segundo a carne (Rm 8.4). Como se expressa esta humildade?
a. O que é humilde, quer de coração obedecer a Deus (Rm 6.16,17). Ele foi eleito por Deus para obedecê-lo (1 Pe 1.2).
b. O que é humilde, dá glória a Deus por tudo. Ele sabe que tudo o que possui foi recebido de Deus (1 Co 4.7) e tudo que fazemos é pela graça de Deus (1 Co 15.10) e assim só Ele merece todo o louvor.
c. O humilde vê apenas a sua própria pequenez e insuficiência (Mt 5.3; Ap 2.9). Por isto ele recebe poder de Deus, o qual se aperfeiçoa em fraqueza (2 Co 12.9,10). Todos os que Deus usa sentem-se pequenos, como João Batista (Jo 3.30), ou Jeremias (Jr 1.6,7), Salomão (1 Rs 3.7). Deus tem promessas especiais para os pequenos: Is 41.14,15; Lc 12.32.
4.2 - Como ser humilde? A Bíblia responde: “Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus” (1 PE 5.6; Tg 4.10). Quando nós buscamos a Deus de coração, pedindo humildade, dispostos a entregar-lhe toda a nossa vida e pedir perdão pelas nossas faltas, dispostos a obedecê-lo em tudo, então Ele, que habita na eternidade, cujo nome é santo, habita “com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o coração dos contritos” (Is 57.15). A Bíblia diz: “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Sl 51.17). Amém.

Pr. Gualter Guedes

Um comentário:

  1. Deus se deslumbrou de sua criação.E o que é uma obra?A capacidade de sentir o que se tem em si, dentro de si, é uma obra.

    o que sai de si... é uma obra

    e o que é uma obra...?

    ResponderExcluir