quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A MENSAGEM DA VIDA DE OSÉIAS


Viver a mensagem foi algo especialmente real para Oséias. Deus ordenou que desposasse uma mulher de prostituições (1.2). Dela (Gômer) teve três filhos cujos nomes falavam da rejeição do povo (Jizreel, 1.4,5 – Lo-Ruama, 1.6,7 – Lo-Ami 1.9,10). O casamento de Oséias simboliza: 1. A infidelidade do povo, mas também, 2. A fidelidade e o amor de Deus. O profeta vê-se obrigado a despedir sua esposa, mas recebe de Deus ordem de novamente buscá-la e aceitá-la (3.1). Assim também o Senhor tratará o seu povo infiel (2.19-23).

Com profunda energia, o profeta aborda a infidelidade do povo que havia rejeitado o Senhor e estava servindo a outros deuses. Ele não apenas aponta em que consiste a infidelidade (4.1-6.3), mas também as consequências desse pecado (6.4 - 10.15). Num tom mesclado de ira e de tristeza, Oséias descreve o juízo que certamente virá. Ao mesmo tempo, porém, ele fala, como nenhum dos outros profetas: do amor misericordioso do Senhor. Ninguém descreveu de modo mais belo como a misericórdia de Deus é acionada (11.1-9). Comparando o relacionamento do povo com Jeová à relação que existe em um casamento, Oséias apresenta um dos pensamentos fundamentais da Bíblia.

O seu nome significa salvação. Ele recebeu de volta a sua esposa infiel. Deus nos mostra que nos ama acima de qualquer coisa, e disso Ele provou na cruz do calvário, não podemos esquecer da mensagem do profeta Oséias, e lembrar-mos de não sermos infiéis para com nosso Deus. Como noiva de Cristo, somos cheios de erros e de falhas, mas Cristo nos entende, e se temos um coração quebrantado e propósito para com Deus, na nossa infidelidade, em perdão, Ele nos ampara e nos presenteia com a sua salvação.

O livro do Profeta Oséias, tem uma mensagem muito poderosa para nossas vidas, e nos ensina uma grande lição, do amor de nosso Deus por nós e sua misericórdia pelas nossas fraquezas.

Amados, vamos fazer o possível e o impossível para não sermos infiéis, mas se formos infiéis, Ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo. (II Timóteo 2.13).

Pr. Gualter Guedes

Um comentário:

  1. Olá Pastor.A paz do Senhor!
    Agradeço pela visita, pelo comentário e por me seguir.
    Já estou seguindo o senhor.
    Deus o abençoe em nome de Jesus.
    Abraço.

    ResponderExcluir