quarta-feira, 28 de julho de 2010

JESUS COMO O DEFENSOR DO FRACO (João Cap. 8)

Esse capítulo apresenta Cristo em conflito com os líderes judeus e mostra uma série de contrastes importantes.

I. LUZ E TREVAS (8.1-20)
Os escribas e fariseus trouxeram essa mulher até Jesus no lugar do gazofilácio do templo (v.20). Eles queriam testá-lo (v.6) e deixá-lo em um dilema. Ele violaria a Lei mosaica se deixasse a mulher livre (Lv. 20.10; Dt. 22.22), e não poderia aclamar-se como perdoador de pecados se mandasse apedrejá-la. Creio que Cristo escreveu duas vezes na terra com os dedos a fim de lembrá-los das duas tábuas da Lei escritas à mão por Deus (Êx. 31.18; 32.15-18; 34.1). Moisés quebrou as duas primeiras tábuas de pedra no chão quando os judeus pecaram, contudo Deus perdoou o pecado deles, providenciou holocausto e deu-lhes outro conjunto de tábuas. Cristo morreu pelos pecados dessa mulher e podia perdoá-la.

No vr. 12, Jesus faz a grande afirmação: “EU SOU”, logo depois desse incidente. Cristo afirma ser Deus ao dizer que é a luz do mundo, pois Deus é luz (1 Jo. 1.5). As trevas falam de morte, de ignorância e de pecado; a luz, de vida, de conhecimento e de santidade. A luz se aborrece com o pecado (Jo 3.20). O pecador perdido vive nas trevas (Ef 2.1-3; 4.17-19; 5.8) e, se ele rejeitar Cristo, passará a eternidade nas trevas (Mt. 25.30). Os judeus discutem com Cristo no templo, em vez de submeter-se a ele!

II. CÉU E TERRA (8.21-30)
Existem dois nascimentos: o do alto, nascer de novo pelo Espírito de Deus, e o do mundo, nascer da carne. E há duas formas de morte: a morte em pecado do pecador e a morte no Senhor do crente (Ap. 14.13). A diferença entre elas é a fé em Jesus Cristo.

Jesus disse aos judeus que veio do céu, o Pai enviou-o (v. 26), ensinou-o (v. 28) e permanece com ele (v. 29). O Pai abandonou o Filho apenas quando ele se fez pecado por nós na cruz. No vr. 28, Jesus fala em ser “levantado”, referindo-se, é óbvio, à crucificação. Em 3.14-16, ele mencionou isso a Nicodemos e, em 12.32-34, fala de novo a respeito desse assunto.

III. LIBERDADE E ESCRAVIDÃO (8.31-40)
Cristo preveniu os judeus que creram (v. 30) de que fossem fiéis a fim de provar sua fé. A fé em Cristo faz com que a pessoa seja filho de Deus, mas a permanência da Palavra e o conhecimento da verdade (e o vivê-la) tornam o indivíduo um verdadeiro discípulo do reino. Cristo fala de escravidão e de liberdade espiritual, não física nem política. O pecador perdido é escravo das paixões e dos pecados (Tt 3.3), de Satanás e do mundo (Ef. 2.1-3). Os escravos são libertados quando recebem a verdade em Cristo.

Claro que os oponentes de Jesus apelaram para suas vantagens humanas: “Somos descendência de Abraão”. Eles disseram a mesma coisa a João Batista (Mt. 3.8-9). Jesus faz distinção entre a semente carnal de Abraão (v.37) e seus filhos espirituais (v. 39). Em Romanos 2.28,29; 4.9-12; 9.6 e Gálatas 4.22-29, Paulo faz a mesma distinção. As pessoas rejeitam Jesus porque confundem o físico e o espiritual. Jesus falou com Nicodemos a respeito do nascimento espiritual, mas este perguntou do nascimento físico (Jo. 3.4). Cristo ofereceu a vida eterna (água viva) à mulher que estava ao lado do poço, mas ela falava de água física (4.15). A salvação é uma experiência espiritual,e o nascimento físico não diz respeito a ela.

IV. FILHOS DE DEUS E FILHOS DE SATANÁS (8.41-47)
A Bíblia fala de quatro tipos diferentes de “filhos espirituais”. Por causa da nossa natureza, nascemos filhos da ira (Ef. 2.3). Quando atingimos a idade de responsabilidade e pecamos deliberadamente, nos tornamos filhos da desobediência (Ef. 2.2). Tornamo-nos filhos de Deus quando Cremos em Cristo (Jo 1.12). Todavia, a pessoa que, no fim, rejeita o Salvador e escolhe a hipocrisia (o substituto do demônio) torna-se filho do diabo. (Veja Mt. 13.24-30 e 36-43, que retratam o filho do diabo como uma imitação dos cristãos.).

Jesus menciona as características dos filhos do diabo:
A. Eles não dão espaço para a Palavra de Deus (v. 37).
B. Eles confiam na carne – nascimento humano, obras (v. 39).
C. Eles odeiam a Cristo e tentam matá-lo (vv. 40,44).
D. Eles não amam a Cristo ou as coisas dele (v. 42).
E. Eles não compreendem a Palavra – Satanás cegou-os (v. 43).
F. Eles são mentirosos e amam mais a mentira que a verdade (v. 44).
G. Eles não ouvem a Palavra de Deus; odeiam-na (v. 47).

Lembrem-se que esses filhos do diabo não eram totalmente imorais, pois eram pessoas religiosas autoconfiantes que rejeitaram Cristo. Hoje, Satanás engana muitas pessoas com uma forma exterior de santidade em que falta o poder do evangelho; contudo, essas pessoas pensam que estão verdadeiramente salvas e vão para o céu.

V. HONRA E DESONRA. (8.48-59)
Deus honra seu filho, mas homens hipócritas o desonram. Eles o desonram verbalmente ao chamá-lo de samaritano e ao dizer que está possuído pelo demônio. (Os samaritanos eram a escória na terra dos judeus). Jesus conta-lhes que Abraão viu o dia dele e regozijou-se com isso. Como Abraão viu o dia de Cristo? Pela fé (Hb 11.8-16). Ele viu a obra redentora de Cristo quando ofereceu Isaque sobre o altar (Gn 22). Deus compartilhou muitos segredos com seu amigo Abraão por causa de sua fé e de sua obediência (Gn. 18.16-22).

O homem deve aceitar a clara luz da Palavra de Deus quando ela brilha em seu coração e ser salvo, ou rejeitá-la e perder-se. Veja como esses líderes religiosos odiavam a Cristo e tentavam matá-lo! Na verdade, isso prova que eram filhos de Satanás, o homicida. Jesus afirma ser Deus Jeová quando diz: “Antes que Abraão existisse, EU SOU” (veja v. 58; também Êx. 3.14). No versículo 24, ele também afirma: “Se não credes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados”. No v. 28 ele declara: “Quando levantardes [na Cruz] o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU”. Satanás mente ao dizer que Jesus Cristo não é o Filho de Deus (veja 1 Jo. 2.22; 4.1-3). É possível honrar a Deus e, ao mesmo tempo, desonrar a seu Filho (5.23).

Pr. Gualter Guedes

Um comentário:

  1. Pastor eu estou muito preocupada com minha irmã o esposo os netos genros todos são Mormons e é quase idênticos com esse vr:Lembrem-se que esses filhos do diabo não eram totalmente imorais, pois eram pessoas religiosas autoconfiantes que rejeitaram Cristo. Hoje, Satanás engana muitas pessoas com uma forma exterior de santidade em que falta o poder do evangelho; contudo, essas pessoas pensam que estão verdadeiramente salvas e vão para o céu.quanta tristesa e decepção ñ queira saber

    ResponderExcluir