sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

JESUS COMO O FILHO DO HOMEM (João Cap. 2)

Algumas igrejas transmitem o ensinamento falso de que Cristo fez milagres na infância, e João 2.1 afirma com clareza que a transformação da água em vinho foi o primeiro milagre que ele realizou. Lembre-se que João registrou esses sinais como a finalidade de provar que Jesus é Deus (Jo. 20.30-31) e para que, assim, as pessoas cressem nele e fossem salvas. Faremos um estudo triplo desse milagre a fim de vermos suas lições: dispensacionais (o retrato do fracasso de Israel), doutrinais (Como o pecador é salvo) e práticas (Como servir a Cristo).

1.       Lições dispensacionais (2.1-12)
O fracasso de Israel – Israel desconhecia o seu próprio Messias. Em 1.26, João Batista afirmou: “No meio de vós, está quem vós não conheceis”.  Esta festa de casamento é um retrato da nação: o vinho acabou, o suprimento das pessoas tinha acabado, contudo o Messias delas estava lá para ajudá-las. As seis talhas eram usadas para as cerimônias de purificação (veja Mc. 7.3-15), todavia  os cerimoniais judaicos não puderam impedir a ruína espiritual da nação. Esta não tinha alegria (na Bíblia, o vinho é um símbolo de alegria – Veja Salmos 104.15 e Juízes 9.13), e nem esperança. O povo tinha cerimoniais externos, mas não tinha nada que satisfizesse seu interior.
Um dia, Cristo trará a alegria de volta a Israel, quando essa nação o receber como seu Rei. Israel se casará de novo com seu Deus (veja Is. 54 e Os 2), e o vinho dessa alegria jorrará livremente, e revelar-se-á a glória de Cristo (Jo. 2.11). Até que chegue esse dia, Cristo  tem de dizer a Israel: “Que tenho eu contigo?” (Jo. 2.4). A nação rejeitou-o e não o receberá até o dia em que ele retornará em glória e em poder.

2.      Lições doutrinais
Como o pecador é salvo. Se observar as notas introdutórias a João, verá que os sete sinais mostram como o pecador é salvo e os efeitos disso em sua vida. O primeiro milagre mostra-nos que a salvação acontece por intermédio da Palavra de Deus. Atente para os símbolos aqui.

A.    Uma multidão sedenta – Esse não é um retrato do mundo perdido de hoje? As  pessoas experimentam os prazeres do mundo, mas não encontram satisfação pessoal e, por fim, afastam o que poderia preenchê-las. A Bíblia convida o pecador sedento a vir a Cristo em busca de salvação e de satisfação (Jo 4.13,14; 7.37; Is 55.1; Ap 22.17).
B.    Talhas Vazias – Elas representam a dureza e o vazio do coração humano. A Palavra de Deus compara o ser humano e um vaso de barro (2 Co 4.7; 2 Tm 2.20,21). Sob o aspecto exterior, a vida do pecado pode parecer encantadora, mas Deus vê o vazio e a inutilidade dela e sabe que, a menos que consiga fazer um milagre divino, isso não mudará.
C.    Cheias de água – Na Bíblia, a água para lavagem é uma imagem da Palavra de Deus. (Veja Ef. 5.26; Jo 15.3) Tudo que os servos tiveram de fazer foi encher as talhas com água, como o servo de Deus enche o coração do descrente com a Palavra do Senhor. Nosso trabalho não é salvar almas mas dar a Palavra às pessoas e deixar Cristo realizar o milagre da salvação.
D.    Água em vinho – Cristo pode realizar o milagre e trazer alegria quando o coração do pecador estiver cheio com a Palavra. Em Atos 8.26-40, Filipe encheu o etíope com a Palavra, e o milagre da salvação aconteceu quando o homem creu. O etíope seguiu seu caminho cheio  de júbilo. Em Jo 1.17, repare na afirmação: “A lei foi dada por intermédio de Moisés”; no Antigo Testamento, transformou-se a água em sangue (Êx. 7.19), um sinal de julgamento. No entanto  Cristo transformou a água em vinho, o que fala de graça e de alegria. O vinho simboliza a alegria do Espírito Santo.
E.    O terceiro dia – Isso prenuncia a ressurreição, já que Cristo ressuscitou dos mortos no terceiro dia, Era o terceiro dia a partir do “dia imediato” (1.43), que vem a ser o quarto dos dias sobre os quais João escreveu no capítulo 1 (dia n° 1 – vv. 19-28; dia n° 2 – vv. 29-34; dia n° 3 – vv. 35-42; dia n° 4 – vv. 43-51). Talvez João, quando escreveu a respeito  dessa primeira semana da “nova criação”, tivesse Gênesis 1 em mente.
F.     O início dos milagres – A salvação é o início dos milagres, pois Deus, depois que a pessoa é salva, realiza um milagre após outro para ela, e os milagres que vivenciamos glorificam a Cristo.

3.      Lições Práticas
       Como servir a Cristo – Todos os que servem a Cristo deviam atentar para as palavras de Maria: “Fazei tudo o que ele vos disser” (2.5). Provavelmente, os servos acharam uma loucura encher as talhas de água, no entanto Deus usa as coisas loucas para envergonhar os poderosos (1 Cor. 1.27). Devemos obedecer a Cristo e levar a Palavra do Senhor aos homens, se quisermos vê-los salvos. O que salva as almas é a pregação e o ensino da Palavra, não recreação ou divertimento. Cristo faz sua parte, se fizermos a nossa.
        Os servos sabiam de onde vinha o vinho, mas as pessoas importantes da festa não sabiam. A pessoa aprende os segredos de Cristo quando lhe serve. (Veja Amós 3.7). Somos servos e amigos de Cristo (Jo. 15.15), e Ele nos conta o que faz. É muito melhor ser um servo de Cristo e participar de seus milagres que sentar à cabeceira no maior banquete.
        Devemos usar todas as oportunidades para servir a Cristo “quer seja oportuno, quer não” (2 Tm 4.2). Na festa de casamento, Jesus trouxe a glória para seu Pai.

                                                                                                                                                                      Pr. Gualter Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário