quarta-feira, 14 de abril de 2010

DINHEIRO PARTE 1 - Seu dinheiro ou nosso dinheiro?

GERENCIANDO FINANÇAS NO CASAMENTO

Hoje em dia é cada vez mais difícil a família viver bem sem que os dois, a esposa e o marido trabalhem fora do lar. As mulheres modernas que são agora assalariadas querem também participar nas decisões sobre o uso do dinheiro da família. Com os dois trabalhando, com pouco tempo em casa e com um movimento de dinheiro cada vez maior é difícil às vezes uma só pessoa gerenciar bem o dinheiro da família.

Esta dificuldade é ainda maior quando um não coopera e acaba gastando dinheiro em coisas não previamente concordadas. É necessário ter um plano. Tem que saber orçar seu dinheiro e viver dentro dos limites estabelecido pelo orçamento. Decisões sérias têm que ser tomadas e fidelidade nas decisões têm que ser mantidas. Por exemplo, os dois devem decidir quanto vão poupar todo mês e devem ser felizes com a sua decisão. Os dois devem concordar em quanto vão doar as caridades ou a sua Igreja.

Se você não calculou a sua renda depois de casar, chegou à hora. Se você tem dúvidas se vai ter o suficiente, tem que tirá-las agora.

Outro possível problema é que um ou outro tem contas grandes a pagar, que não vão ser quitadas antes do casamento. “Vamos começar no vermelho”.

Mais uma vez comunicação é muito importante. Se você diz sempre: brigamos quando falamos de dinheiro ou nunca concordamos em como vamos gastar o dinheiro deve trabalhar para melhorar suas habilidades de comunicar e fazer decisões.

Mesmo que os dois participem nestas decisões a maior parte da responsabilidade sobre o dinheiro geralmente cai sobre uma pessoa só. Até a decisão sobre quem vai ser responsável para a gerencia de finanças pode criar problemas. Um se acha mais responsável e quer tomar a frente. O outro acha que é ele e quer assumir os serviço. Pior ainda quando ninguém é hábil no cuidado de finanças. Vai ter que aprender. Procure ajuda de um amigo ou conhecido (até um profissional da área se for necessário) para ensinar vocês.

Próxima postagem: DINHEIRO 2 - ORIENTAÇÕES BÍBLICAS SOBRE FINANÇAS

Pr. Gualter Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário