sábado, 10 de julho de 2010

Homenagem ao Dia do Capelão Evangélico


Pr. Gualter Guedes recebe a MOÇÃO / MEDALHA "Pr. João Filson Soren" da Vereadora Liliam Sá

A Comunidade Evangélica do Rio de Janeiro, comemorou no dia 21 de junho, o Dia do Capelão Evangélico, instituído pela Lei Municipal nº 3983/2005, de autoria da Vereadora LILIAM SÁ (foto), em memória ao nascimento do ilustre Combatente de Cristo, o Pastor João Filson Soren, primeiro Capelão Militar Evangélico do Brasil. Em uma sessão realizada na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, alguns capelães receberam a menção honrosa João Filson Soren, pelo brilhante trabalho que têm desenvolvido.
Receber esta medalha/monção é mais que uma condecoração, mas o reconhecimento de um trabalho que tem sido desenvolvido com carinho e atenção. Trata-se do reconhecimento de um trabalho que é realizado com amor e temor de Deus. Servi a Marinha do Brasil por 32 anos de bons serviços prestados,  e neste período pude dentro de nossas Unidades estar  a frente ou ajudando grandes trabalhos Evngélicos. Por falta até de Capelães Evangélicos. Hoje a Marinha conta com  um quadro de capelães evangélicos, onde a cada ano uma vaga de Capelão Evangélico é preenchida, suprindo assim, uma necessidade do passado.  Graças a Deus.

Pr. JOÃO FILSON SOREN
Foi pastor Batista e exerceu a presidência da Convenção Batista Brasileira por dez mandatos consecutivos. Presidiu a Aliança Batista Mundial (ABM) de 1960-1965. Nos 50 anos de existência da ABM, foi o primeiro latino-americano a receber esta investidura. Pastoreou a Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, por 50 anos. Recebeu o trabalho pastoral da igreja de seu pai, o reverendo Francisco Fulgêncio Soren. João Filson Soren, e seu pai trabalharam nesta igreja por quase todo século vinte, de 1902 a 1985.
Ele foi o primeiro capelão militar evangélico do Exército Brasileiro, e que por ocasião da Segunda Guerra Mundial, serviu na Força Expedicionária Brasileira (FEB) entre 1944 e 1954, nesta época tinha 36 anos. Viveu quase um ano na Itália e recebeu mais de dez condecorações militares, inclusive a Cruz de Combate de 1º classe, a mais alta honraria do Exército Brasileiro. O pastor João Filson Soren, faleceu no dia 2 de janeiro de 2002, um dia depois de comemorar o seu 67º aniversário de ordenação ao sagrado ministério, e um dia antes de comemorar o início de seu pastorado. O carioca João Filson Soren, morreu no Rio de Janeiro, com 93 anos de idade. Durante seu pastorado, o reverendo Soren batizou 3.345 novos membros, cerca de 67 pessoas por ano.

Origem da Capelania Militar Evangélica (Protestante) no Brasil
Sob o patrocínio da Confederação Evangélica  do Brasil e por instrumento do seu Conselho de Relações Intereclesiástica e dos capelães evangélicos, é ministrada assistência religiosa no Exército. Nomeados oficialmente pela Confederação Evangélica do Brasil, os capelães são reconhecidos pelas autoridades e exercem o seu ministério sem distinção de credo ou denominação. Na maioria dos casos este trabalho era feito voluntariamente, inicialmente apenas o capelão da 1ª Região Militar (1º RM) recebia seus vencimentos do governo federal. De caráter rigorosamente interdenominacional, representa essa assistência uma das mais expressivas realizações da obra de cooperação e de unidade espiritual do Evangelho Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário