terça-feira, 14 de setembro de 2010

Filhos são como navios.....

"Instrui ao menino no caminho em que  deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22.6


Ao olhar um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.

Mal sabemos que ali, está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, ao destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.

Dependendo do que a natureza lhes reserva, poderá ter que desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.

Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas. E haverá muita gente no porto feliz à sua espera.
Assim são os FILHOS. Estes tem nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.

Por mais segurança, sentimentos de preservação e manutenção que possam sentir junto aos seus pais, eles nasceram para singrar os  mares da vida, correr seus próprios riscos e viver suas próprias aventuras.

Certo que levarão consigo os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola, mas a principal provisão, além das materiais, estará no interior de cada um.

A CAPACIDADE DE SER FELIZ.
Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém.
O lugar mais seguro que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.
Os pais também pensam que sejam o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar  mar a dentro e encontrar o seu próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, este porto para outros seres.
Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que na bagagem devem levar VALORES herdados como: HUMILDADE, HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.
Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. 
Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. 
Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.

A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL PRA BUSCAR E TER A CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.
Os pais não devem seguir os passos dos filhos e nem devem estes descansar nos que os pais conquistaram. Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como navios, partirem para as próprias conquistas e aventuras.

Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que: QUEM AMA EDUCA!

“COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS!”




Içami Tiba  (extraído de um e-mail recebido) 

8 comentários:

  1. Prezamigo pr. Gualter Guedes,

    A paz do Senhor!

    É bom e necessário conduzirmos com a devida importância, sempre que nos oferecem, a possibilidade de verificarmos nas experiências à nossa volta, o bem que nos causa, estarmos envolvidos com uma multidão de conselhos ou conselheiros, para que tenhamos a virtude e a análise correta na aplicação do melhor para a nossa vida, bem como, aos que nos rodeiam, seja amigos e familiares.

    excelente postagem.

    O Senhor seja contigo, nobre amigo,

    O menor de todos.

    Obs.: Existe atuando como seguidor de muitos blogs, diversos nomes para a mostra de um blog pornográfico e de apoio ao homossexualismo os nomes que segue:

    Isa Medeiros, Isa e além do óbvio.

    Este é um alerta aos Editores de blogs que tem compromisso com a igreja. Denunciem! Não se calem!

    ResponderExcluir
  2. Olá PR. Guedes! A paz do Senhor.
    linda postagem essa que escreveu.
    Realmente me sinto assim quanto aos meus filhos,'como um Porto, com três navios atracados'
    Que Deus continue nos dando sabedoria para estarmos em tempo oportuno trabalhando bem em todas as estruturas desses navios, para quando forem lançados ao mar, consigam suportar todas as intempéries que lhes apresentarem.
    ex toto corde.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pastor Newton por sua postagem em meu BLOG.

    Um abraço companheiro.

    Pr. GG

    ResponderExcluir
  4. Caro Pr. Cicero de Souza,

    Seu comentário muito me alegra... seja bem vindo ao meu BLOG...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Segurança e independência são as duas palavras explicadas aqui. Pais e filhos são os personagens.
    Os pais são possessivos. Os filhos são suas posses. Filhos são indefesos, não podem prevalecer sobre a vontade dos pais. É nessa percepção que podemos enxergar que a segurança, pode se tornar insegurança, e a independência, pode se transformar em dependência. Tem um ditado que diz: “filho de peixe, peixinho é.” Portanto, filho de crente, crentinho é, e, filho de macumbeiro, macumbeirinho é... Muitos pais escravizam seus filhos ao invés de ensiná-los sobre liberdade. Muitos pais decidem o futuro dos seus filhos como se fosse o seu. Será que os pais estão ajudando seus filhos a serem o que de fato eles são? Será que eles estão dando segurança e liberdade para os filhos serem? Temos visto os pais tentando se realizar nos filhos – eles dizem: “você vai ser o que eu não consegui ser.”

    Edson carmo

    ResponderExcluir
  6. Caro pastor,
    O momento de soltar as amarras é muito difícil pra nós pais.
    Mas, se preparamos adequadamente nossos filhos pelo menos podemos descansar que fizemos nossa parte.
    Porém, em algumas situações alguns retornam para o porto de origem em busca de descanso e abastecimento de amor.
    Nesses momentos não devemos deixá-los sem a carga necessária, porém também devemos fazê-los retornar ao mar aberto. É lá que poderão praticar aquilo que os ensinamos. Resta-nos interceder a Deus e torcer para que a viagem que façam seja sempre na direção certa.
    Que Deus os ajude.
    Ótima postagem.
    Em Cristo,
    Pr. Magdiel G Anselmo.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Edson Carmo,

    Realmente algumas pessoas não entendem o que é ser Pai e Mãe. Precisam aprender com a águia quando vai ensinar seu filhote a voar. Ela sobe as alturas com o filhote nas costas/bico e o solta a uma altura muito grande, quando percebe que o filhote vai cair e não vai conseguir voar, aí sim ela vem em direção ao filhote para poder salvá-lo.
    Muitos pais deviam fazer igual a águia. soltá-lo para poder alçar vôo, ou melhor sair do porto. Mas sabemos tb que como pais que somos, devemos estar sempre alertas, para quando precisarem de nós, estarmos prontos para ajudar.

    O importante é ensinar o verdadeiro caminho, ensinando, vai dar tudo certo.

    Um abraço

    Pr. GG

    ResponderExcluir
  8. Caro Pr. M. G. Anselmo,

    Obrigado por sua visita em meu BLOG e pelo que já percebi ficar por aqui tb. Seja muito bem vindo. Coloquei seu BLOG nos meus blogs favoritos. Um abraço

    Pr. GG

    ResponderExcluir