quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A SANTIDADE DO PENSAMENTO

A batalha mais árdua contra o pecado é travada no campo do pensamento. A área mais difícil a ser controlada é o pensamento. É o desejo íntimo, secreto, que denuncia a nossa mais aguda pecaminosidade. O apóstolo Paulo diz que a cobiça, alojada no recôndito (desconhecido) do coração, no escrínio (cofrezinho estofado para guardar jóias) da mente é que revela nossa terrível pecaminosidade. (Romanos 7:7) É possível uma pessoa representar uma vida pura diante dos homens e viver na mais repugnante impureza aos olhos de Deus, como sepulcros caiados, que por fora se mostram belos, mas por dentro são cheios de imundícia. (Mateus 23:27)

Deus sonda os nossos pensamentos. (Salmo 139:2) Ele diagnostica o nosso íntimo. Jesus disse que é do coração que procedem os maus desígnios. (Mateus 15:19) É das religiões abissais (1. Abismal, 2. Diz se da região mais profunda dos oceanos, abaixo de 2.000m) do nosso ser que eclodem os pecados mais hediondos.

A Bíblia diz que o pensamento impuro é tão pecaminoso quando o ato impuro. Conforme o ensino do apóstolo João, o sentimento íntimo e secreto é como o assassinato. (I João 3:15) Por isso, Deus vai julgar os segredos do coração do homem. (Romanos 2:16; I Coríntios 4:5) Aquilo que guardamos com cuidado no porão da nossa mente e no sacrário (lugar onde se guardam objetos sagrados, óstias consagradas, tabernáculo) dos nossos pensamentos será trazido a plena luz.

Devemos como filhos de Deus, atentar para as advertências solenes quanto à santidade do pensamento. Devemos levar todos os nossos pensamentos cativos à obediência de Cristo. (II Coríntios 10:5) Nosso meditar deve ser agradável na presença de Deus. (Salmo 19:14) Devemos ocupar nosso pensamento com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, amável e de boa fama. (Filipenses 4:8) Devemos buscar uma transformação profunda da nossa vida através da renovação de nossa mente. (Romanos 12:2) Nossos pensamentos regem nosso comportamento e o nosso comportamento determina os nossos pensamentos. Na verdade, somos o que pensamos. Diz a Bíblia. "assim como o homem pensa no seu coração, assim é ele." (Provérbios 23:7)

Devemos ter, portanto, uma mente pura, uma consciência pura e uma vida íntima íntegra, pois só assim viveremos sem máscaras e desfrutaremos de verdadeira paz. Só assim seremos santos, como Deus é santo. (I Pedro 1:16) Só assim veremos a Deus, porque só os puros de coração o verão. (Mateus 5:8) Devemos ter a mente de Cristo (I Coríntios 2:16) e pensar nas cousas lá do alto. (Colossenses 3:2)

Meus amados irmãos, mudemos a nossa maneira de viver. Orando em todo o tempo com orações e súplica no Senhor, pedindo a Deus nosso pai, em nome de Jesus, que Seu Espírito Santo nos ajude a mudar os nossos pensamentos.... Amém... Deus vos abençõe.

Pr. Gualter Guedes

3 comentários:

  1. Mais uma vez, parabéns pelo blog.

    Toda vez que acesso, sou ricamente abençoado.

    Forte abraço.

    alexmaltta.blogspot.com
    Evangelho da Graça

    ResponderExcluir
  2. oi apz do senho meu irmao eu to passando pra deicha um alo pra vc e te deseja um grande final de ano e um natal lindo e de felicidades e umprospero anos novo de grendes conquistas.


    São os votos de Marcilio Cerqueira e familia EBENEZER

    O EU TE add no msn .....

    ResponderExcluir
  3. Desejo a você um feliz natal e um prospero ano novo.
    Que neste ano que está chegando, você e sua família sejam grandemente abençoados.

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.
    Conto com você. Seja um seguidor, deixe seu COMENTARIO. Sei que posso contar com seu apoio!
    E SE VOCÊ JÁ É UM SEGUIDOR DESCULPE O INCOMODO MUITO OBRIGADO PELO CARINHO

    Link: http://aureliomcgomes.blogspot.com/

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.

    Que Deus te abençoe.

    Seja bem vindo ao
    "Blog Eu Sou o Mensageiro!"

    , volte sempre que quiser.
    Espero te receber lá mais vezes

    Amo ler seus comentários e responde-los

    http://aureliomcgomes.blogspot.com/

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    ResponderExcluir