domingo, 28 de novembro de 2010

CONHECENDO A VONTADE DE DEUS

Filipenses 2:13 “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”

Sabe aquela típica situação em que você não sabe que decisão tomar?

Você não sabe se "casa ou compra uma bicicleta"... Brincadeiras e analogias à parte, você certamente já deve ter passado por uma situação em que você gostaria que o próprio Deus aparecesse na sua frente e indicasse o caminho a ser seguido.

Deus deseja que conheçamos a vontade dEle e embora Ele não venha pessoalmente nos mostrar o caminho a ser percorrido, Ele, através da Sua palavra nos faz conhecedores de seu querer.

Como eu posso conhecer a vontade de Deus? Como eu posso saber se Deus quer que eu mude de emprego? Como eu posso saber se devo ou não me casar ou namorar aquele(a) moço(a)? Estas são algumas das indagações que nos surgem no curso da nossa vida.

Não há duvidas de que a palavra de Deus é o mais completo manual deixado ao cristão. Na Bíblia podemos encontrar respostas para todos os nossos questionamentos. Quando Deus quer que conheçamos a vontade dEle, primeiramente Ele a manifestara através da Sua santa palavra.

Pode ser através de um versículo lido, de uma ministração proferida ou de qualquer outro modo, o fato é que por meio de Sua palavra Ele mostrará aquilo que Ele deseja que você faça. Ele colocará algo em seu coração, confirmará e dará paz. A paz em seu coração é um dos primeiros indícios daquilo que deve ser feito.

Você pode também pedir para que Deus use pessoas idôneas, verdadeiros servos do Senhor para ajudar-te. Se Deus tem colocado algo em seu coração, peça a Ele que esteja usando pessoas para que venham confirmar aquilo que você tem sentido.

A Bíblia nos fala acerca de conselhos; veja o que diz Provérbios 8:12Eu, a sabedoria, habito com a prudência e acho a ciência dos conselhos”; 8:14Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria: eu sou o entendimento, minha é a fortaleza”; e 15:22Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas com a multidão de conselheiros se confirmarão”. Devemos buscar conselho de pessoas sábias, comprometidas com a causa de Cristo. Não saia por ai fazendo uma enquete acerca da decisão que você deve tomar. Lembre-se de que nem todos os conselhos estão de acordo com aquilo que Deus deseja. Daí a prudência na escolha daqueles que irão te orientar.

Antes de buscar um conselho, ore, coloque-se diante de Deus. Interceda pela vida da pessoa que estará conversando com você. Peça a Deus que aquilo que anteriormente Ele colocou no seu coração seja confirmado por essa pessoa. Procure algumas pessoas apenas, e peça para que Deus esteja usando-as como instrumento dEle em sua vida.

Jeremias 24:7 diz: "E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e Eu lhes serei por Deus..."

Devemos também observar as circunstancias. Pense comigo: você tem orado por uma viagem ao exterior. O sonho da sua vida é morar nos EUA; você faz uma serie de planos, pede demissão do emprego e vai atrás do visto. Você consegue a documentação necessária, se apresenta no consulado e... o visto é negado! Você pode achar que isso foi mero "azar", tenta de novo, e de novo e nada, a  resposta é negativa. As portas claramente se fecham para você. Quando estamos buscando a vontade de Deus acerca de algo, devemos também estar atentos as situações. Portas fechadas “podem” indicar que o caminho a ser percorrido não seja esse que você esta tentando.

Você esta orando pelo "Carlinhos", ele parece ser o homem da sua vida. Mas tem um pequeno detalhe: a tua família não pode nem ouvir falar no nome dele, e a dele, então..., não pode nem sonhar que você existe. Com tantas divergências, Deus pode estar querendo mostrar a você que o "Carlinhos", não é ainda aquele que Ele separou para você. Temos que entender que Deus muitas das vezes nos diz “não”, e temos que estar prontos a aceitar o “não” de Deus.

Estando na vontade de Deus conseguimos alcançar vitórias em nossas vidas e evitar muitos problemas que vemos irmãos de nossas Igrejas passarem, por simplesmente ter perdido a sensibilidade de ouvir a voz do nosso Deus.

Deus quer nos fazer conhecedores da sua vontade e Ele nos faz. Devemos apenas estar atentos aquilo que Ele quer nos mostrar, ouvindo o que o nosso coração diz, atento ao que a palavra santa diz, recebendo conselhos, em oração, de pessoas idôneas, e colocando aos pés dEle a nossa ansiedade “Oração”. Pois a resposta é:  “Ele tem cuidado de nós”.

Conselho:
Se você quer conhecer a vontade de Deus, coloque-se diante dEle e seja sensível a sua voz, aceitando o “sim” e o “não” que Ele quer para nós. 

Pr. Gualter Guedes

2 comentários:

  1. Pr Gualter,

    A paz

    Quer um conselho?
    Nunca deixe de nos aconselhar!
    Precisamos dos seus sábios conselhos.
    NEle, pois tudo é dEle.
    Seu conservo.

    Ps: Qualquer dia desses eu apareço em Pe.Miguel.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Alberto Couto

    Que prazer tê-lo por aqui... Obrigado pelo carinho.

    Um abraço

    ResponderExcluir