sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Erros ensinados pelos sete livros não Inspirados, que contém nas Bíblias Católicas

A Escritura Sagrada recebe o título de Bíblia, palavra grega que significa “livros”, devido ela reunir um conjunto de livros inspirados, chamados livros canônicos. “Cânon bíblico”, o que é? Cânon é uma palavra latina que significa “modelo”. O termo latino é derivado do grego Kanon, de “cana”, instrumento de medida usado nos tempos bíblicos no lugar do nosso “metro” hoje.
O cânon bíblico, portanto, “é a lista dos livros inspirados que formam a Bíblia, os quais dão testemunho autorizado da revelação de Deus, servindo como norma de procedimento cristão, e como critério ou régua, através dos quais se mede e julga correto e justo um pensamento ou doutrina (Gal. 6:16; II Tim. 3:16).” – Dicionário de Teologia Fundamental, págs. 122 e 123. Editora Vozes e Santuário, edição 1994.
Os livros inspirados, como expressão da Palavra de Deus, que formam o cânon bíblico original, como regra de fé e doutrina, são 39 da Escritura hebraica do Antigo Testamento, e 27 do Novo Testamento, totalizando os 66 livros canônicos, que como verdades infalíveis e eternas, possuem autoridade final. 
LIVROS NÃO INSPIRADOS
As Bíblias que contém sete livros a mais, foram extraídas da “Bíblia grega”, ou “Septuaginta”, traduzida da Bíblia hebraica para o grego no ano 250 a.C., quando então foram incluídos outros sete livros, que não faziam parte dos livros inspirados da Bíblia hebraica original, que são: Tobias, Judith, I e II Macabeus, Sabedoria, Eclisiástico e Baruc. – Frei Mauro Strabeli, Bíblia, perguntas que o povo faz, págs. 16 e 17. Edição Paulinas.
Naquela época, a Grécia dominava o mundo e foi o rei Ptolomeu Filadelfo, do Egito, que ordenou a tradução da Septuaginta. Provavelmente os sete livros foram anexados a ela, a pedido dele, na ocasião ou posteriormente.

Alguns erros ensinados pelos sete livros não inspirados, que se chocam frontalmente com os 66 livros canônicos da Bíblia Livros canônicos ou Escritura

1. Narração de anjo mentindo sobre sua origem. Tobias 5:1-19. Refutação: Isa. 63:8: Osé. 4:2
2. Diz que se deve negar o pão aos ímpios. Eclesiástico 12:4-6. Refutação:  Prov. 25:21-22
3. Uma mulher jejuando toda a sua vida. Judith 8:5-6. Refutação:  Mat.4:1-2
4. Deus dá espada para Simeão matar siquemitas. Judith 9:2. Refutação:  Gên. 34:30: 49:5-7
5. Dar esmola purifica do pecado. Tobias 12:9 Eclesiástico 3:30. Refutação: I Ped. 1:18-19
6. Queimar fígado de peixe expulsa demônios. Tobias 6:6-8. Refutação:  Atos 16:18
7. Nabucodonosor foi rei da Assíria, em Nínive. Judith 9:2. Refutação:  Daniel 1:1
8. Honrar o pai traz o perdão dos pecados. Eclesiástico 3:3. Refutação:  I Ped. 1:18-19
9. Ensino de magia e superstição. Tobias 2:9 e 10; 6:5-8; 11:7-16. Refutação:  Tg. 5:14-16
10. Antíoco morre de três maneiras. I Macabeus 6:16: Macabeus 1:16; 9:28. Refutação: Isa. 63:8; Mat. 5:37
11. Recomenda a oferta pelos mortos. II Macabeus 12:42-45. Refutação:  Ecl. 9:5-6
12. Ensino do purgatório ou imortalidade da alma. Sabedoria 3:14. Refutação:  I João 1:7; Heb. 9:27
13. O suicídio é justificado e louvado. II Macabeus 14:41-46. Refutação: Êxo. 20:13

Tais erros e contradições revelam que esses sete livros não passam no imbatível teste de “inspiração bíblica”, dos livros sagrados e canônicos, inseridos na “Constituição dogmática da fé católica”, no Concílio Vaticano I, que assim diz: “Os livros da Bíblia, a Igreja reputa-os sagrados e canônicos, não porque tenham recebido por ela (a Igreja), aprovação ou autoridade: nem somente porque contêm a revelação sem mistura de erros, mas sim porque, tendo sido escritos sob a inspiração do Espírito Santo, tendo como autor o próprio Deus, e como tais foram dados a sua Igreja. “- Bíblia Traduzida pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, pág. 6.

Diante dessa declaração, não podemos dizer que esses sete livros são inspirados e canônicos, porque a Igreja Católica os declarou, pois ela própria diz que não é a igreja que os qualifica como inspirados e canônicos. E se dissermos que tais livros são inspirados pelo Espírito Santo, tendo como autor o próprio Deus, estaremos admitindo que Deus Pai e o Espírito Santo são autores de erros e contradições!

A prova final, que esses sete livros não são inspirados, é que seus autores nunca reclamaram inspiração para eles, e, além de Macabeus afirmar que não havia profeta em seu tempo (I Mac. 4:46; 9:27; 14:41), ele encerrou seu livro confessando sua incapacidade para expô-lo, ao assim se desculpar: “Se minha narração esta imperfeita e medíocre, é que eu não pude fazer melhor” (II Mac. 2:24; 15:38 e 39). “Jerônimo, o tradutor da Vulgata, chamou a esses sete livros de apócrífos, que significa ocultos, secretos, escondidos ou não inspirados.” – Introdução Geral à Bíblia, pág. 88.

Os sete livros apócrifos são apenas de valor histórico e literário. Portanto, só devemos aceitar como inspirados os 66 livros canônicos, como regras de fé e doutrina (II Ped. 1:21).

11 comentários:

  1. Prezado irmão e companheiro em Cristo, Pastor Gualter:
    Paz do Senhor Jesus.
    Quero nesta oportunidade externar-lhe meus votos de parabenização pelo excelente trabalho literário aqui escrito. Desejo-lhe o continuado sucesso em Cristo Jesus. PbGS - Kerigmatikos ou Didatikos - São Gonçalo-RJ - http://glaukosantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    Amado Pr Gualter, uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti e toda a sua família.

    Medite no Sl 36.8,9

    Nele, Pr Marcello

    Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja a entrevista inédita com o Pr Geziel Gomes.

    Eis o link:

    http://davarelohim.blogspot.com/2009/11/inedito-entrevista-com-o-pr-geziel.html

    P.s>>> Caso o sr se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma honra!

    Gracias!

    ResponderExcluir
  3. Prezados irmãos Glauko e Marcello agradeço pela visita em meu blog e tb visitei os seus e gostei muito e me tornei seguidores. um abraço

    Pr. Gualter Guedes

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Pr. Gualter,

    Obrigada pela visita ao blog estamosnagraça.blogspot.com e pelo comentário ao post Cristãos perseguidos.
    Fique a vontade para seguir o blog, não precisa de permissão, rsrs. Já estou te seguindo !

    Esse post é justamente o que eu precisava ler para estudar mais sobre esse assunto. Hoje mesmo estava conversando com um tio sobre a bíblia católica.

    ResponderExcluir
  5. Minha irma Ingrid, não consigo encherga-la como uma de minhas seguidoras.... um abraço

    Pr. Gualter

    ResponderExcluir
  6. Olá querido pastor, quero agradecer-te por seu comentário em nossa página. Espero que não esqueça de comer todos os dias o Maná mais nutritivo, a aprendizagem da Bíblia junto conosco. Seu comentário muito nos alegrou! Estou seguindo o seu blog, e desde já quero parabeniza-lo por tão exceletes textos, Deus te capacite a cada dia. Procuremos sempre a Edificação sem a qual nossa luta será vã.
    Abraços Fraternais.
    Em Cristo Jesus, a Graça.
    Shalom
    Myllena Carneiro

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz da parte de nosso Senhor Jesus!!

    Pr. Gualter,
    Obrigado por visitar meu blog (http://blogdodecogoncalves.blogspot.com)

    A partir deste momento, passo a seguir seu blog, com a sua permissão.

    Desejo que o nosso Deus, o continue usando para escrever linhas inspiradas pelo Espírito do Senhor!

    Em Cristo,
    André Gonçalves.

    ResponderExcluir
  8. Amados irmãos Andé Goncalves e Comendo Maná é um prazer recebe-los aqui no nosso espaco e trocar conhecimento do reino de Deus. Caro André já te enchergo em meus seguidores mas meus amigos Comendo Maná, nao cosigo ve=los.

    Um abraco

    Pr. Gualter

    ResponderExcluir
  9. Olá! Graça e paz. Passando para conhecer seu espaço, benção pura Pr Gualter. O blog é de excelente conteúdo e muito abençoador, que Deus continue abrindo os seus ouvidos pela manhã para escutá-lo.Que o senhor seja sempre uma testemunha, uma carta escrita não com tinta, mas com o Espirito da verdade, influenciando esta geração, levando-os ao verdadeiro evangelho simples da graça de Jesus.
    Se quiser nos visitar será uma alegria.
    blogdamulhercrist.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Irmã Ana Claudia muito obrigado pelo carinho e saber que estão me seguindo tb... estarei visitando seu blog.... um abraço

    ResponderExcluir