segunda-feira, 3 de maio de 2010

DINHEIRO 2 – Orientações bíblicas sobre finanças


Quais são as mentalidades e as atitudes que os seguintes versículos estão nos ensinando?

1) Tudo o que temos vem de Deus
É Deus que nos dá as forças e oportunidades para obter os bens materiais. Temos que usar o bom senso que Deus nos deu também, mas tudo que temos vem de Deus. Dt 8.17, 18. Veja também I Cr. 29.10-13. Ele também tem princípios bons para nos ajudar controlar nossas finanças.

2) Você recebe mais alegrias dando do que recebendo.
Um princípio que muitas pessoas não conhecem e não aplica na sua vida é que é mais importante dar do que receber. Prov. 11. (VS) 24. A quem dá liberalmente, ainda que se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. (VS) 25. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado. (VS) 26. Ao que retém o trigo, o povo o amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do seu vendedor. (VS) 27. Quem procura o bem alcança favor, mas ao que corre atrás do mal, este lhe sobrevirá. (VS) 28. Quem confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem. É por isto que um item importante no orçamento de cada pessoa deve ser doações benevolentes para beneficiar aquelas pessoas que não tem recebido quanto a nós. Quanto é que você dá a sua igreja? Veja o que Jesus disse. “Mais bem aventurado é dar que receber”. Atos 20.35

3) O amor ao dinheiro é raiz de todos os males.
Dinheiro é necessário. Há um ditado bastante comum atribuído a Bíblia, mas de fato não é. “Dinheiro é a raiz de todo mal”. A verdade é que a Bíblia diz que “O amor ao dinheiro é raiz de todos os males”. 1 Tm 6.10. Também há uma passagem no Antigo Testamento que fala disto. Ec. 5.10-20 “Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda”.

4) Esta vida é passageira, assim devemos nos preocupar mais com a vida eterna.
Cristianismo tem como esperança uma vida porvir sem as dificuldades que enfrentamos nesta vida. É por isto que devemos nos preocupar em nos preparar para a vida que vem e não em acumular riquezas nesta vida. Jesus disse, “Não acumules para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. Mt 6.19-21. O estilo de vida que você quer para sua família deve com certeza levar em conta que esta vida é passageira.

5) Trabalhar é uma virtude e a Bíblia exalta o trabalho.
A Bíblia também deixa bem claro que trabalhar é virtude. Ef 4.28. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Houve pessoas nas primeiras Igrejas que aproveitaram a boa vontade de outras e não queriam trabalhar vivendo da benevolência da Igreja. Veja 2 Ts 3.6-13, para ver como este tipo de preguiça é má fé, foi condenado pelo servo de Deus.

6) Temos responsabilidades de cuidar das nossas famílias.
Alguém que não quer se esforçar para cuidar das necessidades físicas da sua família também recebe forte condenação nas escrituras. I Tm 5.8 “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”.

7) Devemos ser contentes sem ser acomodados.
Devemos estar contentes com o que recebemos. Isto não quer dizer parados e preguiçosos como já vimos, mas sim depois de nos esforçar ficar contentes com o que recebemos. Fp 4.10-13 “Porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”. 1 Tm 6.6-10 “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento”.

8) Ter riqueza não é errado, mas traz responsabilidades maiores.
Não é errado ser rico! Outra coisa que podemos aprender sobre as riquezas. Mas os ricos têm que ter um cuidado especial que a Bíblia explica. “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólidos fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida”. 1 Tm 6.17-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário