quarta-feira, 12 de maio de 2010

PECADO

O que é pecado?
O dicionário de Aurélio define assim pecado: “Transgressão de preceito religioso. Falta, erro, culpa, vício, maldade, crueldade, pena, lástima, tristeza”.
Mas pecado não é isto. A verdade é que poucos sabem o que é pecado.
Eu respeitava o domingo como dia santo, não praticando nada “mundano” para não ofender a Deus. Vivi pensando que pecado era comprar sorvete aos domingos, ir ao circo, o cinema e jogos esportivos profissionais.
Muitos cristãos consideram pecado fumar, beber, dançar, e muitas outras coisas. Por causa de tais “pecados” multidões de pessoas têm sido excluídas de igrejas no Brasil. Toda comunidade cristã tem sua própria opinião sobre o que constitui pecado.
Mas, afinal, o que é pecado?
Gostei da definição de um colega. Ele chamou de pecado a “areia que se joga na máquina da vida”. Pois se você jogar areia numa máquina, logo ela vai parar, tornando-se completamente inoperável.
A Bíblia define pecado assim:
- não acertar o alvo;
- desviar-se do caminho.
Certamente pecado é desobedecer aos mandamentos de Céus, de não matar, não roubar, não adorar ídolos, não cometer adultério. Pecado é falta de amor, é destruir o corpo com drogas.
Mas pecado, mais do que algo que se faz, é uma atitude, uma filosofia de vida.
O pior pecador é justamente aquele que declara que pecado não existe. Pecador é quem afirma que pecado é mera fraqueza humana, a qual Deus não leva em conta.
A definição mais correta de pecado é a que a Bíblia apresenta: desviar-se do caminho. Qual é o caminho certo?
Salomão escreveu em Provérbios 14.12 e 16.25 “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”. Este é o caminho de rebeldia, de auto-afirmação, de egoísmo, de luxúria.
Jesus falou sobre o caminho certo. Disse ele: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” Mateus 7.13, 15.
O caminho certo não é nem misterioso nem inacessível. Eis as boas novas que nos levam à vida nova, narrado em João 14.5, 6. “Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Eis, pois, a solução para o pecado: Jesus. Ele é o caminho certo, o único caminho para a vida eterna.
Então entendemos que o pecado nada mais é do que desviar-se do caminho. E entendemos também que o caminho é Jesus. Então precisamos nos manter neste caminho. Vamos colocar Jesus pertinho da gente, e não deixá-lo jamais. Ele morreu para isso, para que hoje nós não escolhemos o pecado (Barrabás), mas possamos escolher a Ele. Tem tanta gente hoje que estão escolhendo a Barrabás (pecado) e deixando Jesus de lado. Tenhamos cuidado para que ninguém tome a nossa coroa. Jesus está mais próximo do que imaginamos para buscar a sua Igreja. Se você faz parte da Igreja de Jesus, então deixe Ele bem pertinho de você e não largue. Amém!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário