quinta-feira, 6 de maio de 2010

PERDÃO

Uma senhora dinamarquesa durante a segunda guerra mundial passou anos num campo de concentração, onde sofreu terrivelmente nas mãos de soldados alemães. Lá ela assistiu não só a morte de suas amigas, como à de sua própria irmã.

Quando no final da guerra alcançou a liberdade, guardava um ódio profundo contra os alemães, jurando jamais perdoar-lhes. Mas um dia ela aceitou Jesus como seu salvador. Ao refletir sobre o amor que Deus demonstrara por ela, perdoando-lhe todos os seus pecados, ela veio a perdoar ao povo alemão.

Anos mais tarde foi convidada a fazer uma palestra na Alemanha. Ali, perante centenas de pessoas, contou o que sofrera no campo de concentração. Terminando a palestra, ela disse: “Por causa da presença de Jesus em meu coração, hoje eu posso perdoar a vocês alemães. O que era ódio hoje é amor”.

Como pôde aquela sofredora criatura ignorar tanto sofrimento e declarar que tudo fora perdoado? Se você conhecesse Madame Corrie Ten Boon, você logo iria compreender. Como cristã autêntica, o que ela fez foi simplesmente dar de volta o que recebera. Tendo recebido de Deus perdão, não lhe foi difícil perdoar aos seus algozes.

Você já foi perdoado? Por uma dívida? Um erro cometido contra alguém? Perdão trás alívio, paz para o espírito e tranqüilidade para a alma. Perdoar é divino.

É isto que Deus faz com o pecador. Ele lhe perdoa todas as suas dívidas. Quem afinal de contas não precisa do perdão de Deus?

A Bíblia é uma galeria de retratos de homens e mulheres pecadores. Todos eles, com a única exceção de Jesus, careciam do perdão de Deus. Não há ser humano que não precise do perdão.

O perdão que Deus estende a todos os pecadores está baseado numa única condição: arrependimento. Pois sem arrependimento não há perdão de pecados.

Neste sentido existem dois problemas. Há pessoas que se consideram boas demais para se reconhecerem necessitadas do perdão de Deus, enquanto outras se julgam demasiado más para merecerem o seu perdão. Ambos os grupos terminam sofrendo uma grande decepção, visto que todos carecem de perdão, o qual jamais é alcançado por mérito.

Deus ama a todos, os bons e os maus, Jesus morreu na Cruz do Calvário para perdoar a todos, os justos e injustos. Todos somos pecadores. Todos precisamos de arrependimento.

Eis a promessa bíblica que garante a salvação do penitente: “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. I Jo 1.9

Pr. Gualter Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário