sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PECADOS E MISÉRIAS NACIONAIS

'E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que procedi de modo iníquo; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai'. (II Samuel 24:17) 

            O capítulo começa: 'E novamente a ira do Senhor inflamou-se contra Israel e fez com que Davi se voltasse para eles e dissesse. Vá, limite Israel e Judá'. 'Novamente'; -- ele se inflamara contra eles, alguns anos antes; em conseqüência do que, 'houve escassez de víveres na terra, durante três anos; ano após ano'. (II Samuel 21:1) 'E houve, nos dias de Davi, uma fome de três anos consecutivos; e Davi consultou ao Senhor, e o Senhor lhes disse: É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas', até que Davi inquiriu do Senhor, e foi ensinado quanto ao caminho de apaziguá-lo. Nós não estamos informados, de que maneira particular Israel ofendeu a Deus; por qual motivo Sua ira foi inflamada, mas, meramente, do efeito. (I Crônicas 21:1) 'Ele incitou Davi a numerar a Israel e Judá'. 'Ele', -- e não Deus! Cuide como você imputa isto à fonte do amor e santidade! Não foi Deus, mas satanás que assim incitou Davi. Assim a Escritura paralela expressamente declara: 'E Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a numerar Israel'.

Satanás se levantou diante de Deus, para acusar Davi e Israel, e para implorar a permissão de Deus para tentar Davi. De pé, em regra, é a postura do acusador, diante dos tribunais dos homens; e, portanto, as Escrituras, que usam falar das coisas de Deus, segundo a maneira dos homens, representam satanás, aparecendo nesta postura, diante do tribunal de Deus. -- (II Samuel 24:2) 'Disse, pois, o rei a Joabe, capitão do exército, o qual tinha consigo: Agora percorre todas as tribos de Israel, desde Dã até Berseba, e numera o povo, para que eu saiba o número do povo'.

Não aparece claramente, em que o pecado de assim enumerar as pessoas consistiu. Não existe proibição expressa disto em alguma Escritura, que havia, então, existido. Ainda assim, nós lemos: 'A palavra do rei era abominável para Joabe', que não era um homem de consciência mais cordata, de modo que ele objetou com David, antes de obedecer. 'Joabe respondeu: Por que o meu senhor requer isto?'.  Por que ele deverá ser a causa de 'transgressão' – de punição ou calamidade, --'para Israel?'. -- (II Samuel 24:3) 'Então disse Joabe ao rei: Ora, multiplique o Senhor teu Deus a este povo cem vezes tanto quanto agora é, e os olhos do rei meu senhor o vejam; mas, por que deseja o rei meu Senhor este negócio?'.

Deus freqüentemente pune o povo, pelos pecados de seus governantes; uma vez que eles são cúmplices dos pecados deles, em um tipo ou outro. E o Juiz justo aproveita a oportunidade para puni-los por todos os seus pecados. Nisto, Joabe estava certo; porque, depois que eles foram enumerados, fora dito: 'E Deis estava desagradado disto'. Sim, 'o coração de Davi comoveu-se,, e ele disse junto ao Senhor: Eu tenho pecado grandemente no que tenho feito: e agora, imploro a Ti, Oh, Senhor, tire a iniqüidade de teu servo'. --  (II Samuel 24:10) 'E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, eu te peço que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido muito loucamente'. E o pecado não se deveu em razão daquilo que fora feito? Ele não pecou no orgulho de seu coração? Provavelmente, do princípio de vaidade e ostentação; não glorificando em Deus, mas no número de seu povo.

Na seqüência, nós nos certificamos que, até mesmo Joabe, fora, uma vez, um verdadeiro profeta: Davi foi a causa de transgressão, de punição para Israel. Seu pecado, acrescido a todos os pecados das pessoas, preencheu a medida de suas iniqüidades. Assim, 'o Senhor enviou uma peste sobre Israel, desde a manhã'; em que Gade, o profeta, deu a Davi sua escolha de guerra, escassez ou peste, 'até à tarde do terceiro dia. E lá morrem setenta mil homens, de Dã até Beersheba. -- (II Samuel 24:15) 'Então enviou o Senhor a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo'. -- 'E quando Davi viu o anjo que golpeava o povo', -- que surgiu na forma de um homem com uma espada desembainhada em sua mão, para convencê-lo mais completamente de que esta praga veio diretamente de Deus, -- 'ele disse, Olhe, eu tenho pecado, eu tenho feito maldade; mas essas ovelhas, o que elas fizeram?'. -- (II Samuel 24:17) 'E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao SENHOR, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que procedi de modo iníquo; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai'.

Não existe, em diversos aspectos, uma semelhança notável, entre o caso de Israel e o nosso próprio? Diversas maldades, então, ocasionaram um castigo geral; e a mesma causa não pode produzir agora o mesmo efeito? Nós igualmente temos pecado, e somos punidos; e, talvez, esses são apenas o começo dos sofrimentos. Talvez, o anjo está agora esticando suas mãos sobre o Rio de Janeiro/Brasil para puní-lo, pois estamos nos afastando de Deus. Nossos legisladores, fazendo leis absurdas, O último decreto de nosso ex-presidente, no calar da noite, em favor do movimento homossexual, roubos e mais roubos dos cofres públicos em prol de pessoas que são indignas. Oh, que o Senhor possa, por fim, dizer a ele que destrói: 'É suficiente; tira agora tuas mãos!'. Que aquela maldade é a origem da miséria, poucos negam; ela é confirmada pelo sufrágio geral de todas as épocas. Mas dificilmente nós trazemos isto exatamente para nós mesmos; quando falamos de pecado como a causa da miséria, nós usualmente queremos dizer o pecado de outras pessoas, e supomos que nós sofremos, porque eles pecaram. Mas nós precisamos ir tão longe? Será que as nossas maldades não são suficientemente responsáveis por todos os nossos sofrimentos? Vamos razoavelmente e imparcialmente considerar isto; vamos examinar nossos corações e vidas. Todos sofremos: e todos temos pecado. Mas não será mais proveitoso para nós, cada um de nós considerarmos os próprios pecados, como trazendo sofrimento a si mesmo e aos outros; e dizer: 'Olhe, eu tenho pecado; eu tenho feito perversidade; mas essas ovelhas, o que elas fizeram?'. 

Minhas orações pelas famílias que perderam tudo em suas vidas, e terão que começar novamente. Vítimas de catástrofes naturais nas serras do Estado do Rio de Janeiro. Gostaria que os governantes, olhassem para Deus e diga: 'Olhe, eu tenho pecado; eu tenho feito perversidade; mas essas ovelhas, o que elas fizeram?'. 

Que Deus abençoe oBrasil.

4 comentários:

  1. Caro Pr. Gualter,

    A Paz!

    Como vai a família, tudo bem? Agradeço pelas orações por meu filho Daniel.

    Dá uma olhadinha no blog do Lucas Marim http://lucasmarin7.blogspot.com/ nosso irmão e amigo. Ele é mais um a confundir nossos nomes (risos), mas acho legal porque divulga tanto o meu como o seu blog.

    Já pedi para ele consertar..rsrsrsrs

    Abraço.
    No Amor de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Pr. Guedes,

    A família vai bem sim graças a Deus. Sobre o Daniel continuo orando, não deixe de estar dando notícias.

    Dei uma olhada sim rsrsrsrs, e deixei um comentário, acabei seguindo o BLOG dele. Obrigado. Mas sobre a divulgação é verdade. rsrs
    Um abraço, amanhã é ceia em minha Igreja estaremos orando pelo Daniel lá.

    Pr. GG

    ResponderExcluir
  3. Caro Pastor,

    Oportuna a sua reflexão, mas não creio que "Deus freqüentemente pune o povo, pelos pecados de seus governantes; ..."

    Creio, porque percebo, que freqüentemente o povo é punido, pelos pecados de seus governantes e que o sofrimento maior sempre sobra para os mais fracos.

    Se Deus é quem pune o povo, deve ser um deus equivocado e não o Deus da Graça revelado Jesus Cristo, pois inflige sofrimento maior sempre aos mais fracos. Ironicamente, os ricos se safam e são sempre, em qualquer catástrofe, a minoria vitimada por essa "punicão Divina".
    Prefiro crer que Deus apenas chora e sofre com o sofrimento desse povo, vítima da sua própria incapacidade de lidar com a possibilidade das contingências, agravada pela inaptência dos seus governantes.

    Um abraço
    Paulo Silvano

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Paulo Silvano,

    Concordo quando você coloca a palavra frequente. Mas não podemos fugir as irresponsbilidades e descasos de nossos governantes com o nosso povo. Infelismente meu irmão ainda estamos escolhendo a Barrabás em lugar de Cristo. Veja nossas eleições. Um povo dividido e entre uma serva de Deus escolhemos uma pessoa que tem seu passado máculado pelas páginas policiais. E nosso ex-presidente antes de sair do poder, no calar da noite, assinou um decreto dando direitos aos homossexuais, fazendo assim acepção de pessoas. Veja os EUA a catástrofes que acontecem em seu país por permissão de Deus. Mas uma vez um povo que se afastou de Deus. O aborto é grande demais, drogas, homossexualismo aprovado por leis de estados, etc... Lembra do reinado do povo de Isrel: O povo queria um Rei e por permissão de Deus foi lhe permitido a Saul mas Deus estava preparando a Davi.

    Sabe amigo, somos responsáveis pelas pessoas que estão governando nosso país. Se fazem certo ganhamos louros se fazem errado temos consequências, não temos noção da responsabilidade de um voto errado. O que sei é que o nosso povo (o Brasil) está se afastando de Deus. Elogo, logo veremos Igrejas serem fechadas e pastores sendo processados porque não aceitamos o casamento homossexual. Deus vai nos unir.. Todos o evangélicos irão se unir, quando estas coisas começarem a acontecer em nosso país. A história de Israel nos mostra que foi preciso o povo ir para o cativo para se unirem lá. O que temos que fazer? Orar amigo, orar muito... está na hora de começarmos a ser crentes de verdade, Jejuar por nossa nação, e amar nossa bandeira e apresentá-la ao Senhor. Porque coisas piores vão aconter. Isso!! è princípios de dores, de um povo que esta longe de um Deus santo e puro. Que Deus tenha misericórdia de nós.

    Um abraço.

    Pr. GG

    ResponderExcluir