terça-feira, 17 de maio de 2011

JESUS COMO O DOADOR DO ESPÍRITO SANTO (João Cap. 16)

Os discípulos não entendem por que Cristo tem de abandoná-los; assim, ele mostra-lhes que seu retorno para o Pai possibilita grandes bênçãos por causa da vinda do Espírito. Não se pode viver de forma cristã com a energia da carne. Para levar uma vida que glorifique Cristo, precisamos do Espírito de Deus. Nosso Senhor descreve como o Espírito opera por intermédio do crente.

1.       O ESPÍRITO CONDENA O MUNDO (16.1-11)
                   O mundo não é amigo do cristão. Cristo advertiu os seus de que haveria perseguição a fim de evitar que tropeçassem e caíssem quando ela viesse. O v. 2 fala de um tipo de pessoa do qual Paulo, antes de sua conversão, é um bom exemplo . Cristo não lhes contou isso antes aos seus discípulos, porque estava com eles para protegê-los. Agora, ele dá-lhes essa Palavra com a finalidade de encorajá-los, pois está para deixá-los. Claro que Cristo já conversa com eles a respeito de perseguição (Mt. 5.10-12), mas não explica a origem (pessoas religiosas) e a razão (a ignorância e o ódio do mundo) dela.
                   Agora, ele explica o trabalho que o Espírito fará no mundo por intermédio da igreja. O próprio fato de o Espírito estar no mundo representa uma acusação contra o mundo.. Na verdade, Cristo devia estar no mundo reinando como Rei, mas este crucificou-o. Lembre-se que o Espírito vem para as pessoas de Deus, não para as do mundo perdido (14.17). Ele está aqui e lembra a humanidade de seu pecado terrível.
O Espírito condena o mundo de três formas: (v. 8)

A.                 Pelo pecado (v.9) – Esse é o pecado da descrença. O Espírito não condena o mundo dos pecados individuais, pois a consciência deve fazer isso (veja At. 24.24-25). A presença do Espírito no mundo prova que este não crê em Cristo; de outra forma, Cristo estaria no mundo. O pecado que condena a alma é a descrença, a rejeição de Cristo (veja Jo 3.18-21).

B.                  Pela justiça (v. 10) – Observe que isso não é a mesma coisa que injustiça, isto é, os pecados das almas perdidas. Cristo fala da condenação do mundo pelo Espírito, não do indivíduo descrente, embora haja uma aplicação pessoal. A presença do Espírito no mundo comprova a justiça de Cristo, que retornou para o Pai. Cristo, enquanto esteve na terra, foi acusado de quebrar a lei, de ser um pecador e um impostor. No entanto, a presença do Espírito no mundo comprova que o Pai ressuscitou o Filho e recebeu-o de volta ao céu.

C.                  Pelo julgamento (v. 11) – Não confunda isso com o “Juízo vindouro” de Atos 24.25. Aqui, Cristo fala do julgamento na cruz, não de um julgamento futuro. Ele já falou de julgar Satanás e o mundo (12.31-32; veja também Cl 2.15). A presença do Espírito no mundo comprova que Satanás foi julgado e derrotado, ou ele estaria controlando o mundo.
                            Podemos aplicar esses três julgamentos ao descrente individual. O Espírito usa o testemunho cristão e a Palavra para convencer o cético a respeito de seu pecado de descrença, de sua necessidade de justiça e de que, já que pertence a Satanás, está do lado perdedor (Ef. 2.1-3). Não há salvação sem a condenação guiada pelo Espírito, pois ele usa a Palavra para condenar as almas perdidas.

            2.    O ESPÍRITO INSTRUI O CRISTÃO (16.12-16)
Provavelmente, os discípulos perceberam sua ignorância em relação à Palavra, e Cristo explicou-lhes o ministério de ensino do Espírito a fim de assegurá-los disso. Em 14.26 e 15.26, ele fala a respeito disso. A frase “não falará de si mesmo” (v. 13) não significa que o Espírito nunca fala nem chama a atenção para si mesmo. Ele escreveu a Bíblia, e há centenas de referências a ele em suas páginas! A frase significa que o Espírito não ensinará o que lhe aprouver, mas seguirá a orientação do Pai e do Filho. O Espírito ensina-nos a verdade fundamentada na Palavra e glorifica a Cristo ao fazer isso. Três formas em que o Espírito glorifica a Cristo: (1) ele escreveu um livro sobre ele; (2) ele torna o crente igual a ele; (3) ele encontra uma noiva para ele.
O Espírito pode ensinar qualquer cristão que se entrega a Cristo. Para saber como Deus pode ensinar o cristão humilde, leia Salmos 119.97-104. A disposição para aprender e para viver a Palavra é mais importante que a idade, a experiência ou a instrução da pessoa.

              3.       O ESPÍRITO ENCORAJA O CRISTÃO (16.16-22)
Os discípulos sentiam-se muito perturbados e desencorajados com o fato de Cristo deixá-los. O VRS. 16 parece paradoxal: “Um pouco, e não mais me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis”. Ele tem um significado duplo. Primeiro, eles o verão após a ressurreição e também quando o Espírito vier para habitar neles. Eles mudarão a visão física pela espiritual. Hoje, os crentes vêem Jesus (Hb 2.9) por meio da Palavra de Deus ensinada pelo Espírito.
Cristo compara seu sofrimento com o nascimento de uma criança: dor lancinante seguida de alegria. Isaías 53.11 afirma: “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma”. Os discípulos chorarão e lamentarão, mas essa tristeza se transformará em alegria. Nossa angústia e nosso sofrimento de hoje se transformarão em alegria quando Cristo retornar. Cristo dá o tipo de alegria que o mundo não pode tirar.

              4.       O ESPÍRITO AJUDA O CRISTÃO A ORAR (16.23-33)
É provável que “naquele dia” refira-se ao dia em que o Espírito vier e iniciar seu ministério entre eles. Os discípulos estavam acostumados a levar suas questões e necessidades pessoalmente a Cristo. Após seu retorno para o céu, ele enviou o Espírito para ajudá-los a orar (Rm. 8.26-27) e instruiu-os a orar ao Pai. A oração da Bíblia é ao Pai, por intermédio do Filho, e no Espírito. O Pai quer responder aos nossos pedidos (v. 27), por isso Cristo não precisa rogar a ele em nosso favor (v. 26).
A oração é um tremendo privilégio! Examine essas outras palavras de Cristo a respeito da oração: João 14.13-14; 15.7; 15.16. O crente cresce em sua vida de oração à medida que permite que o Espírito lhe ensine a Palavra, pois a oração e a Palavra andam juntas. Judas 20 ordena que “oremos no Espírito Santo”. Hoje, muitas orações são da carne, pois pedem coisas que não estão de acordo com a vontade de Deus (Tg. 4.1-10). É maravilhoso permitir que o Espírito determine os motivos de nossas orações (Rm. 9.1-3). O Espírito conhece a mente do Pai e leva-nos a orar pelas coisas que ele quer nos dar. Diz-se com muito acerto que orar não é vencer a relutância de Deus, mas apegar-se à boa vontade dele.
O testemunho dos discípulos deve ter alegrado o coração de Cristo, mas ele advertiu-os de que eles o deixariam só (v. 32). No fim, mesmo o Pai abandonou Cristo na cruz! Que bênção ouvir o Senhor dizer: “Tende bom ânimo” (v. 33). Ele transmite paz e alegria a seus seguidores mesmo quando está para ser preso e crucificado! Ele garante-lhes sua vitória: “Eu venci o mundo” (v. 33).
O Espírito tem um ministério especial em nossa vida. Será que realmente permitimos que ele faça seu trabalho?

2 comentários:

  1. Oi a paz de Cristo permaneça em vossa vida meu irmão. Foi um prazer encontrá-lo no HCM, tenho certeza que orientado por Deus fará um excelente trabalho na igreja que tanto amo. Deixo meu abraço e sinceros votos de sucesso.
    Seu irmão em Cristo. Paulo Simonaci.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo e irmão Simonaci.. O prazer foi meu de te ver bem. A paz de Cristo

    Um abraço

    ResponderExcluir