sexta-feira, 9 de abril de 2010

IGREJA

Há muitas Igrejas: grandes e pequenas, ricas e pobres, velhas e novas. Há também Igrejas mortas e vazias da presença de Deus: verdadeiros museus de arte e música – lembranças de um passado quem sabe até glorioso.
Qual é a Igreja certa? A Igreja a que você deve pertencer? Para esta pergunta há duas respostas: uma espiritual e outra cultural.
A Igreja de Jesus Cristo não é um prédio, templo ou catedral. Ela é uma comunhão de pessoas que seguem os mesmos alvos espirituais através de uma única fé.

A Igreja é gente.
O critério mais importante na escolha de uma Igreja local é o espiritual. Para atender às suas necessidades, a Igreja precisa ser viva, um lugar onde se ouvem orações de fé e mensagens bíblicas; um lugar onde o Espírito Santo se faz presente. São estas as condições mínimas para uma Igreja cristã.
Mas há outro fator importante. Dentro do cristianismo há um mosaico colorido de cultos e comunhões que se estende desde as Igrejas litúrgicas até as Igrejas informais. Nelas o Senhor se manifesta de acordo com a fé dos líderes e participantes.
Importante na escolha de uma Igreja é o fator cultural. Onde você se sente mais confortável? Com que forma de culto você está mais a vontade? Você gosta de reuniões mais formais ou mais entusiastas? Pois saiba que no lindo panorama do cristianismo autêntico há Igrejas para todo gosto.
A Igreja é multiforme, para poder receber dentro de si pessoas de todos os tipos, gostos e pensamentos. Assembleianos, Batistas, Presbiterianos, Congregacionais e etc... Todos fazem parte da Igreja de Cristo, com todas suas formas e gostos. Pedro narra em sua Primeira Carta no Cap. 4.10 que: a graça é multiforme; Paulo escrevendo aos Efésios em: 3.10, disse: que a sabedoria de Deus é multiforme. A Igreja também é multiforme e é isto que faz dela algo espiritual, onde pessoas totalmente diferentes de idéias e pensamentos, conseguem se encaixar onde melhor se adaptam. Glória a Deus pela Igreja. Sou assembleiano e junto com todos os meus irmãos de todas as denominações fazemos parte da Igreja Universal do nosso Senhor Jesus, e todos nós iremos com Ele morar no céu. Amém.
O mais importante é pertencer a uma expressão visível do Corpo de Cristo – uma Igreja local onde você receberá orientação, encorajamento e disciplina.
A Igreja é o lugar dos sacramentos, da instrução espiritual para seus filhos; o local para a cerimônia de casamento; o espaço que se precisa para desenvolver dons e talentos, além de significar uma rica fonte de amizades.
Não importa ser a Igreja grande ou pequena, rica ou pobre, nova ou velha. O importante é que ela seja um lar espiritual, onde as pessoas possam conviver com seu Pai celestial e seus irmãos na fé.
A Igreja de Jesus Cristo é criação divina, não apenas organização religiosa. Jesus ama a Igreja e se sacrificou por ela.
Meus irmãos, precisamos dar glória a Deus porque o nosso nome está escrito no livro da vida e nós fazermos parte da Igreja de Cristo, purificados pelo seu sangue, guiados pelo seu Espírito e guardados pelo seu amor. Obrigado meu Senhor por tudo.
Pr. GG

6 comentários:

  1. Amado Pastor,

    Paz!

    Tenho pensado em escrever no meu blog sobre a importância da Igreja Local e fiquei surpreso em ler seu post, certamente Deus tem um propósito.

    Em Cristo,

    Pr. Ivan Nunes

    ResponderExcluir
  2. Pr. Ivan se tem para escrever, escreva....
    precisamos ter estes tipos de assunto circulando pela blogosfera.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Prezamado pr. Gualter Guedes,

    a paz do Senhor!

    Certamente o seu texto informa a necessidade de estar como parte da igreja gloriosa, a que será arrebatada, ou seja a que será de uma hora para a outra a verdadeira e invisível.

    Todos a procurarão e descobrirão muito tarde, ou a alguns minutos depois, que ela a noiva de Cristo, não está mais na terra, e infelizmente a maior percepção será dos crentes frequentadores de igrejas, mas sem o compromisso rreal com o evangelho. Triste saber que muitos ficarão para uma etapa de terror e de grande tribulação.

    Vale a pena frequentar uma igreja. Sim! Vale e muito mais a pena, pertencer a igreja verdadeira, aque não possue um nome correto, e sim, apenas se considera a igreja que o Senhor a receberá nos ares no Dia que se aproxima.

    O Senhor nos ajude a permanecermos fiéis, como a verdadeira igreja e templo do Espírito Santo de Deus,

    O menor de todos

    ResponderExcluir
  4. Meu bom amigo Pr. Newton já estou com saudades de nossas conversas.

    Á Própria palavra nos adverte que: "muitos são chamados, mas poucos escolhidos" Mt. 20.16b, precisamos saber em que grupo pertencemos os chamado ou os escolhidos. Se só no chamado, que pena terá que passar pela grande tribulação, mas se além do chmado tb escolhido, voltaremos com Jesus como reis em sua volta triunfal para o povo Judeu que o reconhecerá como o messias prometido, e reinaremos com Ele. Glória a Deus.

    Um abraço amigo

    Pr. GG

    ResponderExcluir
  5. Caro Pr Guedes;
    Obrigado pelo seu comentário em meu blog e quero acrescentar que me sinto honrado em lhe seguir e que seja meu seguir.
    Gostei muito da sua assertividade ao abordar o tema - que muito me fascina - Igreja.
    Com carinho,
    Em Cristo Jesus;
    Rev Emir Tavares

    ResponderExcluir
  6. Rev. Emir Tavares

    Estamos aqui realmente para a defesa e propagação do Evangelho. conte conosco o que precisar. Um abraço

    Pr. GG

    ResponderExcluir