sexta-feira, 21 de maio de 2010

VIDA - Um novo nascimento

Dois anciãos estavam conversando sobre as suas dores, as tribulações cotidianas e o problema da velhice. Disse um para o outro: “Pois é, amigo, este negócio de ficar velho é horrível. Mas pior ainda é a alternativa de morrer!”
Nada substitui a vida.
Vida começa sempre com o nascimento. E em meio a uma alegria geral. Você que é mãe ou pai deve lembrar-se do nascimento do seu primeiro filho. Sem dúvida foi um dos momentos mais felizes de sua vida, com muitos beijos e abraços.
A vida espiritual não é diferente. Ela sempre começa com um nascimento em determinado lugar e num certo dia, que se transforma em aniversário espiritual.

A grande diferença entre nascimento físico e espiritual é esta: ninguém nasce por vontade própria, e sim pela vontade de duas pessoas. O nascimento espiritual, entretanto, é resultado do desejo que alguém tem de alcançar uma vida nova, o que lhe é concedido somente através da confissão de pecados ao Senhor.
A simples compreensão deste fato já destrói várias tradições “cristãs”, as quais nada têm a ver com a realidade. Muitas pessoas se consideram cristãs pelo fato de terem nascido num país cristão, como se o cristianismo equivalesse a determinada nacionalidade; ou por haverem nascido num lar cristão, fazendo do cristianismo mera herança de família. O máximo permitido ao filho de pais crentes é a possibilidade de pedir por sua livre e espontânea vontade a nova vida em Jesus Cristo. Isto quer dizer que todos, sem exceção, precisamos nascer de novo, ou seja, experimentar um nascimento espiritual, a fim de termos o privilégio de receber uma nova vida. Como é que isto acontece?
Pela fé.

Novamente chamo a atenção para o fato de ser necessário deitar abaixo algumas idéias sobre o cristianismo autêntico, idéias essas que nada fazem senão afastar as pessoas da fonte da vida espiritual. Quantos neste mundo não estão tentando ganhar crédito junto a Deus através de doações para a Igreja, obras de caridade, ou até mesmo uma vida de certo gabarito moral. Isto não é possível. O doador da vida espiritual é Deus, e essa vida nós recebemos como dádiva, e através da nossa fé.
A Bíblia descreve a nova vida assim:
“... porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não das obras...” Ef. 2.5, 8.
A nova vida em Cristo tem muitos nomes, todos com idêntico sentido: salvação, conversão e novo-nascimento. O importante é ter consciência de que ela é uma experiência real e transformadora.

Por que é necessário este novo nascimento?
Porque é assim, e tão somente assim que se entra na família de Deus. Se você que é brasileiro desejasse nascer numa família norte-americana isto não seria possível, pois você nasceu de pais brasileiros.
É isto o que acontece no cristianismo autêntico. Jesus disse que o pecador está espiritualmente morto. Não adianta fantasiá-lo de cristão e levá-lo para a Igreja em dia de festa. Ele está mais do que morto, e a única solução para ele é uma vida nova.
Eis porque a vida espiritual começa com um nascimento. O salmista Davi declara haver nascido em pecado. Nasceu, portanto, espiritualmente morto, assim como todos os que nascem de uma mulher.
Este novo nascimento ocorre pela fé, e a fórmula para alcançá-lo é simples. O pecador diz: “Deus, tem misericórdia de mim, e me salva pelo sangue do teu filho, Jesus”.
Este é o único caminho para a vida nova, a vida eterna. Não há outro.
Preciso acrescentar uma palavra: esta vida nova em Cristo não é uma vida qualquer. Ela é uma vida abundante. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” Jo. 10.10.
Este é o âmago do Evangelho, a dinâmica do cristianismo autêntico e vibrante.
E precisamos viver este novo nascimento, esta nova vida que Deus nos deu através de seu Filho. Uma oportunidade, uma chance. Não podemos deixar ela passar.
Viva a nova vida e seja muito feliz. Em nome de Jesus. Amém!!

Perguntas:
- Você está dependendo da tradição de sua família para uma vida espiritual?
- Você já recebeu a nova vida em Cristo Jesus?
- Você quer nascer de novo, ainda hoje?

Sugestões:
- Antes de continuar esta leitura, tome uma atitude sobre o que acabou de ler.
- Ore assim: "Deus, tem misericórdia de mim, um pecador, e salva-me pelo sangue de Jesus".
- Creia que Jesus já lhe perdoou todos os seus pecados.

2 comentários:

  1. Que a Graça do nosso Eterno Pai Criador do Céu e da Terra esteja convosco e sua família.

    Estamos apenas Divulgando o Amor de Cristo em forma missionária para você e seus familiares.
    NÓS da Comunidade pedimos que você entre lá e sinta-se a vontade perante o nosso DEUS, deixando comentários e sugestões para melhoria do site.
    Também indicamos sites e blogs de outras pessoas e comunidades (igrejas), como pastores, presbíteros, apaixonados por Cristo... Etc.
    Você é Especial para Deus! E como é bíblico, amar o próximo, sempre...

    VOCÊ É especial para nós também!
    NÃO DEIXE DE ENTRAR! Isso não é algum tipo de Spam ou Coisa parecida.

    SEJA TAMBÉM Testemunha Viva do que Deus tem feito para todos nós!
    Aí, no caso se você quiser ser parte desta família do Senhor no nosso BLOG, basta nos SEGUIR.

    DEUS CONOSCO SEMPRE.

    IPJA

    ResponderExcluir
  2. Meus amigos e irmãos da IPJA. Quero agradecer o carinho e estou seguindo voces sim. Obrigado pela visita.

    Um abraço

    Pr. GG

    ResponderExcluir