quarta-feira, 30 de setembro de 2009

JESUS COMO O GANHADOR DE ALMAS (João Cap. 4)

Esse capítulo tem duas seções:
1) O ministério de Cristo para com a mulher samaritana (4.1-42); e
2) O milagre que Cristo fez para o oficial do rei (4.43-54).
Em sentido, as duas experiências envolvem milagres, pois a transformação da mulher pecadora foi tão maravilhosa quanto a cura a “longa distância” do filho do oficial.

1. APRENDENDO COM O MESTRE (MT. 4.19)
Em sacrifício, amor, serviço e métodos na obra de ganhar almas, Jesus é o nosso perfeito exemplo e entre as diversas coisas, aprendamos algumas lições com o Mestre no encontro com a mulher samaritana registrado no Capítulo 4.
a) Ter amor, e espírito de sacrifício (vv 4, 6, 8). O versículo 4 fala de sacrifício, o versículo 6 de cansaço e o versículo 8 de necessidade (fome), o ganhador de almas deve estar possuído de ardente amor e compaixão pelos perdidos. (Rm 9.2,3).
b) Ir ao encontro de pecadores – nunca devemos esperar que o pecador venha ao nosso encontro (v. 5).
c) Ter paciência - (v. 6) – diz o texto que assentou-se à espera do pecador.
d) Deve-se entrar logo no assunto da salvação (v. 7) – há sempre uma porta aberta, no caso da samaritana o assunto do momento era água e sede e logo Jesus falou da água da vida que estanca a sede da alma.
e) Ficar a sós com quem está falando - (v.8).
f) Deixar os preconceitos sociais - (vv 9,13). Os preconceitos têm causado grande males na sua ação destruidora de separar, ao passo que Jesus veio unir (Ef. 2.11-22).
g) Não afastar do assunto da salvação - (vv 9-13). No v.9 a mulher alega o problema do preconceito. No v.10, Jesus volta ao assunto inicial: água, mas agora água da vida. Nos vv 11 e 12 a mulher apresenta dificuldades. Nos vv 13 e 14 Jesus volta ao assunto inicial: salvação. Resultado: no v.15 há na pecadora um certo grau de interesse.
h) Fazer ver ao ouvinte que ele é pecador (v.16) - Jesus sabia que a samaritana não tinha marido, mas fez assim para motivar uma declaração da mesma.
i) Não atacar defeitos nem condenar - (v.18). Isto não quer dizer que vamos bajular ou concordar com a vida ímpia e pecaminosa de alguém.
j) Evitar discussão - (vv. 20-24). Não se deve permitir que conversa se transforme em discussão. É costume o pecador apontar faltas nas Igrejas e vidas de certas pessoas crentes. Neste caso é melhor não entrar no mérito da questão, pois há um princípio nas relações humanas que firma "quem perde uma discussão fica sempre ferido no amor próprio".
l) O sexo influi, às vezes - Analisar o v.27.

2. O MILAGRE DE CRISTO PARA O OFICIAL DO REI (4.43-54)
Esse é o segundo dos sete sinais que João apresenta. Esses sinais mostram a forma como a pessoa é salva e os efeitos da salvação. Os dois primeiros sinais acontecem em Caná, na Galiléia. A transformação da água em vinho que lustra que a salvação é por meio da palavra. Nesse capítulo, a cura do filho do oficial mostra que a salvação vem pela fé.
O filho está à morte em cafarnaum, a cerca de 25km de distância de Caná. O homem queria que cristo fosse com ele, pois não acreditava que poderia curar a distância. (Em João 11.21, veja uma reação semelhante de Marta). Jesus não foi com o homem; em vez disso, disse-lhe estas palavras: “vai, teu filho vive”. O homem creu na palavra!
O versículo 52 (“ontem”) indica que o homem permaneceu um dia inteiro em Caná , pois o trajeto de volta para sua casa não levaria mais de 3 ou 4 horas. O menino curou-se às 13 horas, e no dia seguinte o pai chegou em casa. Isso prova que teve fé verdadeira na palavra de Cristo, pois não se apressou em ir para casa, a fim de ver o que acontecera. Essa é a forma como somos salvos – Ao pôr nossa fé na palavra de Deus. “Cristo diz isso, eu creio nisso e isso encerra a questão!” Aparentemente, o oficial ficou em Caná, cuidou de alguns negócios e foi para casa no dia seguinte. Ele teve “gozo e paz [em seu] crer” (Rm 15.13) porque sua confiança repousava apenas na palavra de Cristo. Ele não ficou surpreso quando o servo disse-lhe “que o seu filho vivia”. Ele apenas perguntou a que horas isso aconteceu e verificou que foi no momento em que Cristo disse a palavra salvadora. O resultado disso: Toda a sua família creu em Cristo “a fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo” Rm 10.17.

Pr. Gualter Guedes

Um comentário:

  1. Prezado Pr Gualter, paz! Agradeço a sua visita e também o seu comentário em meu humilde blog, é um privilégio para mim um seguidor tão ilustre, parabéns pelo seu blog, também estarei seguindo.

    Fraternalmente em Cristo

    Pr Ismael M. Vieira

    ResponderExcluir