terça-feira, 8 de setembro de 2009

JESUS COMO O MESTRE DIVINO (João Cap. 3)

Talvez esse seja o capítulo mais importante do evangelho de João, pois trata do novo nascimento.Alguns grupos religiosos fazem tanta confusão a respeito desse assunto que muitos membros da igreja abandonam os líderes religiosos que, como Nicodemos, não têm idéia do que significa nascer de novo.

I. A NECESSIDADE DE NASCER DE NOVO (3.1-5)
A. É necessário ver (vivenciar) o reino de Deus (v. 3)
B. É necessário entrar no reino de Deus (v. 5)

II. A NATUREZA DO NOVO NASCIMENTO (3.6-13)
A. O novo nascimento é um nascimento espiritual (vv. 6,7)
B. Ele é um nascimento misterioso (vv. 8-10)
C. Ele é um nascimento real (vv.11-13)

III. O FUNDAMENTO PARA O NOVO NASCIMENTO (3.14-21)
A. Cristo teve de morrer (vv.14-17)
B. Os pecadores têm de crer (vv. 18-21)

IV. A CONFUSÃO SOBRE O NOVO NASCIMENTO (3.22-36)
      O versículo 25 declara: “Ora, entre os discípulos de João e um judeu suscitou-se uma contenda com respeito à purificação”. Esse judeu poderia ser Nicodemos ainda em busca da verdade? Nicodemos, como muitas pessoas de hoje, estava confuso em relação ao batismo e às cerimônias religiosas. Talvez ele pensasse que “nascer da água” significasse batismo, ou alguns ritos judaicos de purificação. Observe como João Batista encaminha esse judeu a Cristo. A Bíblia usaria esse momento para dizer que o batismo é necessário para a salvação, se esse fosse o caso, mas não o faz. Em vez disso, a ênfase recai sobre o crer (v. 36).
     É evidente que Nicodemos saiu das trevas e, no fim, tornou-se um cristão que nasceu de novo. Em João 3, vemos Nicodemos nas trevas da confusão; em João 7.45-53, o vemos na aurora da convicção, disposto a dar-lhe uma audiência justa; e em João 19.38-42, Nicodemos está na plena luz da confissão e identifica-se abertamente com Cristo.

Pr. Gualter Guedes

2 comentários:

  1. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog.

    Que o Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

    Deixo Sl 16.11

    Um abraço, Pr Marcelo


    Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

    E veja o texto:

    As duas águias e os três ramos

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR! Parabéns pelo novo Blog, decerto que o Nome do Senhor será Glorificado. Sempre bom mais uma fonte para o estudo da Palavra que Cura, Salva e Liberta. Abraço. Pb. Carlos Américo Rodrigues Couto.

    ResponderExcluir